Tokyo é uma cidade cheia de bairros emblemáticos. Harajuku é famosa pela sua influência na moda e na cultura pop. Akibahara é conhecida pela sua riqueza de produtos eletrônicos e de anime. E, quando se trata de livros temos o distrito de Jimbocho, conhecido como a “Cidade dos Livros de Tokyo”. Veja mais!
Distrito Jimbocho
Jimbocho é um paraíso para quem ama livros! É fácil passar horas perambulando pelas suas ruas que abrigam cerca de 200 livrarias. Embora existam lojas que vendem livros novos, a maioria dos estabelecimentos são especializados na venda de livros antigos e usados.
Várias destas livrarias, agrupam-se nas ruas principais de Hakusan Dori, Yasukuni Dori, e Kanda Suzuran Dori, bem como nas numerosas vielas. Enquanto algumas lojas abrangem uma variedade de temas, existem outras que especializam-se em gêneros específicos como artes, mangas, religião e arquitetura.
O bairro também é lar do “Literature Preservation Society” e do “Tokyo Bookbinding Club“, bem como de várias editoras, universidades e bibliotecas.
História
A denominação Jimbocho originou-se do nome Nagaharu Jimbo que era um samurai do século XVII. Em 1913, parte da região foi destruída por um grande incêndio. Em resposta à tragédia, o professor universitário Iwanami Shigeo, abriu uma livraria que posteriormente tornou-se uma editora (Iwanami Shoten).
Desde então, a área tornou-se popular entre estudantes universitários e intelectuais, com várias livrarias e cafeterias surgindo para atender a crescente popularidade da área.
Comprar livros
Tudo – desde coleções acadêmicas, livros de arte, revistas antigas e exemplares raros – pode ser encontrado em Jimbocho. A maioria dos materiais das livrarias do bairro é escrito em japonês. Então, se você sabe ler bem o idioma, será muito fácil encontrar livrarias que atendam às suas necessidades.
Por outro lado, se você ainda não domina a leitura da língua japonesa, saiba que existem algumas livrarias que fornecem materiais em outros idiomas, principalmente em inglês. Ao procurar livros estrangeiros, tente procurar por esse kanji: 洋書 (yōsho) – livros estrangeiros.
De qualquer forma, é muito divertido entrar nas livrarias e olhar a imensidão de livros expostos!
Veja uma pequena lista de livrarias recomendadas para estrangeiros:
• Books Sanseido (三省堂書店)
Sanseido é uma grande e ótima livraria composta por 5 andares. No último piso, encontra-se uma pequena seção de livros em inglês.
Endereço: 1-1 Kanda Jinbocho, Chiyoda.
Horário: 10:00 – 20:00
• Kitazawa Bookstore (北沢書店)
A livraria foi inaugurada em 1902 e fica localizada no 2º andar do “Book House Jimbocho” (livraria para crianças). Ela possui muitos livros em inglês voltados para as áreas humanas e ciências sociais. Kitazawa é especializado em livros ilustrados e publicações sobre história, linguística e literatura. O local também possui uma ampla seleção de textos raros.
Endereço: 2-5 Kanda Jinbocho, Chiyoda-ku.
Horário: 11:00 – 18:30 (dias da semana), 12:00 – 17:30 (sábado). Fechado aos domingos e feriados.
• Italia Shobo (イタリア書房)
Especializado em livros italianos, a Italia Shobo foi a primeira livraria no Japão a oferecer uma seleção de livros em idiomas como italiano, espanhol e português quando abriu em 1958.
Endereço: 2-23 Jimbocho Kanda, Chiyoda-ku.
Horário: 10:00 – 18:00 (dias da semana). Fechado aos finais de semana e feriados.
• Komiyama Book Store (株式会社 小宮山書店)
Imperdível para os amantes da arte contemporânea e da fotografia. Esta livraria também é especializada em revistas e livros sobre design, moda, cultura e história.
Endereço: 1-7 Kanda Jinbocho, Chiyoda-ku.
Horário: 11:00 – 18:30 (dias da semana e sábado), 11:00 – 17:30 (domingo).
• The Isseido Booksellers (一誠堂書店)
O segundo andar é o lar de uma brilhante seção de livros estrangeiros, enquanto o resto da loja abriga uma excelente variedade de materiais raros e antigos como os primeiros mapas do Brasil, Canadá, Japão, África e Ásia.
Endereço: 1-17 Kanda Jinbocho, Chiyoda.
Horário: 10:00 – 18:30 (dias da semana e sábado), 10:30 – 18:00 (feriados). Fechado aos domingos
Leia também:
- Japão econômico: 5 dicas para comer, beber e fazer compras gastando pouco
- Aproveite as tradicionais ruas comerciais (Shotengai) de Tokyo!
- Novo filme de Martin Scorsese “O Silêncio” é inspirado no livro clássico de Shusaku Endo
Localização
Fonte: Savvy Tokyo, Culture Trip, Wikitravel, Expat’s Guide