Já parou para pensar como é o natal no Japão? Em um país majoritariamente budista e shintô, pode ser difícil imaginar como é o natal em um país em que apenas 1% da população se declara cristã.
Luzes natalinas
Como em muitas cidades do Brasil e do mundo, as ruas das principais cidades japonesas se enchem de luzes e decorações natalinas.
Até a estátuas do bodhisattva Jizo, divindade conhecida por proteger as crianças e seu santuário em Kamakura recebe decorações de natalinas.
No Japão o natal não está ligado ao nascimento de Jesus, a data está mais próxima de um dia dos namorados do que com um feriado sagrado.
Troca de presentes é incomum
Os presentes costumam ser trocados entre casais e raramente entre familiares e amigos. O natal não é uma tradição familiar ou um feriado nacional no Japão. Geralmente as pessoas costumam sair para celebrar fora de casa.
Sem chester ou peru
Chester ou peru de natal não é algo que se encontra com facilidade. Desde os anos 70 com a propaganda Kurisumasu ni wa kentakki da KFC, o frango frito é o prato principal do natal japonês.
Bolo tradicional
Para sobremesa a tradição é comprar um bolo de natal, geralmente de morango com creme. Para conseguir um muitas pessoas reservam com antecedência, pois é muito concorrido. É mais importante ter o bolo do que o frango do KFC.
Leia também:
- Pepsi com sabor bolo de natal: para tornar as férias mais doces no Japão
- Iluminações temáticas em Tóquio: veja a deslumbrante iluminação de A Bela e a Fera
- 6 deslumbrantes iluminações de Natal que são a cara de Tóquio
De Hokkaido a Shibuya você poderá encontrar muitas lojas vendendo artigos de decoração natalinas em shoppings. Algumas delas são patrocinadas pela Associação de Turismo Alemã e pela embaixada alemã.
No Japão o natal é um dia para sair com a pessoa amada e apreciar uma linda decoração cheia de luzes, um jantar romântico e um passeio no parque. Tudo o que uma noite agradável pode oferecer.
Para quem está em Tóquio participar da parada de natal da Tokyo Disney é uma excelente opção, seja em casal ou em família.
Já passou o natal no Japão? Conte para nós como foi a experiência!