Sarubobo: Conheça o famoso amuleto de Hida-Takayama, em Gifu 

Sarubobo (さるぼぼ) é um amuleto japonês, originário da cidade de Takayama (também chamada de Hida-Takayama), na província de Gifu. Este talismã é um boneco vermelho em forma de humano, sem características faciais, feitos em uma variedade de tamanhos. Este amuleto tem um importante significado cultural e histórico para os japoneses que moram nesta área. Confira mais detalhes sobre esses fascinantes bonecos Sarubobo e seus significados.

Sarubobo
(Crédito: Japan Walker Sea)

 

Leia também:

Onde encontrar?

(Crédito: Kosublog)

O boneco Sarubobo é o mascote e amuleto característico da região Hida (飛 騨) – parte norte da província de Gifu. Desse modo, ele pode ser encontrado em praticamente todas as lojas da área, especialmente na cidade de Takayama. Além disso, hoje em dia, é possível encontrar estes bonecos em diferentes formas, cores e tamanhos.

Sarubobo
(Crédito: flickr/Andrea Schaffer)

 

Significado

O amuleto vem de uma tradição antiga em que as avós e as mães faziam esses bonecos para os seus netos e filhos desejando-lhes boa sorte na vida, felicidade e saúde.

Sarubobo
(Crédito: Travelin Boots)

A palavra “saru” significa “macaco” e “bobo” quer dizer “bebê” no dialeto da região. Portanto, “sarubobo” significa literalmente “bebê macaco”, em japonês. Existem várias razões pelas quais o amuleto tem esse nome. Considera-se que o Sarubobo está associado a três desejos:

Proteção contra coisas ruins: Além de “macaco” (猿), “saru” também pode significar “sair” ou “ir embora” (去る). Isso significa que o amuleto ajuda a proteger o seu dono de coisas ruins.

Uma casa feliz e um bom casamento: Uma das crenças é que o Sarubobo tem a capacidade de trazer um lar feliz e ajudar a encontrar um bom casamento. Em japonês, uma casa feliz é “kanai en man” e um bom casamento é “ryo-en” (Outra maneira de dizer “saru” é “en“).

Ter um parto fácil: Como é comum que os macacos não tenham dificuldade em dar à luz, considera-se que o amuleto também ajuda na realização de um parto tranquilo. Além disso, tradicionalmente, o sarubobo é vermelho para simbolizar a conexão com o rosto dos bebês macacos que geralmente é avermelhado.

Significado em cores

sarubobo
(Crédito: Divulgação)

Embora os Sarubobos sejam tradicionalmente vermelhos, hoje em dia, eles vêm em diferentes cores. E, cada coloração está associada a um desejo diferente:

Vermelho: sorte no casamento, fertilidade, parto fácil, bom crescimento das crianças
Azul: sorte no trabalho
Rosa: sorte no amor
Verde: sorte na saúde
Amarelo: sorte no dinheiro
Ouro: ajuda a cultivar habilidades, aumentar a fortuna e proteger contra a má sorte
Roxo: traz longevidade e sucesso em todos os aspectos da vida
Preto: proteção contra o mal.

Independente da cor, presentear alguém com este amuleto significa desejar-lhe sorte e felicidade. Estes bonecos são a lembrança mais popular de Takayama. Então, se você estiver passeando pela região, não deixe de comprar o amuleto Sarubobo para você e para os seus amigos e familiares!

Fonte: Japan Info, Wasabi, Wikipedia

Sarubobo

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link