Shogatsu: as tradições do ano novo no Japão

Shogatsu ou oshugatsu é o feriado mais importante no Japão, o ano novo no Japão possui características próprias muito interessantes.

Ano novo no Japão

O feriado é celebrado durante os três primeiros dias do mês de janeiro. A maior parte das empresas japonesas param nesse período para seus funcionários passarem a ocasião especial com a família.

Para decoração, ornamentos de pinheiros, bambus e ameixas são colocadas nas casas e portões de entrada. As cores festivas são o vermelho (festividade) e o branco (cor sagrada, simboliza o primeiro nascer do Sol do ano novo)

Na véspera do ano novo, as famílias se reúnem para fazerem o osoji, a grande limpeza. Nada fica para trás na faxina, a tradição budista é carregada de significados relacionados aos aspectos da vida.


Leia também:

Saiba como é o Natal no Japão


Uma das melhores coisas do shogatsu é o Osechi Ryori. A tradição dessa incrível e deliciosa refeição vem do período Heian (794 – 1185). São diversos tipos refeições separadas em jubako, uma caixa parecida com as de bento.

Os tipos de refeições variam de região para região, ou seja, delícias de toda culinária japonesa para ninguém botar defeito.

Durante a virada do ano, não importa em que lugar do Japão você esteja, você ouvirá o som delicioso de sinos vindo dos templos budistas. São 108 badaladas, o número auspicioso e sagrado.

De acordo com os budistas, os seres humanos são atormentados com 108 desejos mundanos, os Bonnou. Cada badalada dos sinos dissolve um bonnou de cada pessoa.

Otoshidama Bukuro

Assim como o natal no ocidente, presentes são trocados no shogatsu e pode ser dinheiro, geralmente, uma boa quantia entregue em um envelope especial, o Otoshidama Bukuro.

Uma importante tradição é a primeira visita ao santuário shintô. Algumas pessoas vão logo após a virada, a maioria com a família nos dias seguintes após se deliciarem com o osechi ryori.

É comum encontrar os santuários lotados, em especial os mais famosos. As pessoas vão para se desfazerem de itens de sorte e pedir a benção dos deuses para o ano que começa.

Ano novo Japão

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link