5 curiosidades históricas sobre o Japão

Observar a história do Japão é deslumbrante. São mais de 2500 anos de história registrada. Milênios de arte, cultura, organização social, conflitos internos e mais uma infinidade de assuntos impossíveis de se aprofundar transformou o Japão em um dos países mais avançados socialmente e economicamente.

Dentro de todo esse contexto antropológico e histórico da terra do sol nascente, confira cinco curiosidades históricas sobre o Japão.

1. Kamakura

kamakura

Em 1250 a cidade de Kamakura foi a quarta maior do planeta. Era uma metrópole tão importante que chegou a ser capital do Japão entre 1185 e 1333.

Para os padrões da época Kamakura era uma megalópole, a capital atingiu incríveis 200 mil habitantes.

A cidade possui um passado turbulento. Muitas intrigas políticas, desastres naturais, incêndios e guerras estão nas páginas de sua história.

2. Sakoku-rei

O Japão ainda é um país bem fechado para estrangeiros, apenas 1% da população no Japão são imigrantes em sua maioria coreanos e chineses.

Durante 1635 a 1852 o Japão adotou a lei Sakoku-rei que proibiu o comércio exterior, viagens para fora do Japão e proibiu o cristianismo no país.

A razão pelos 217 anos de isolamento foram os problemas que o contato com o Ocidente trouxe para a sociedade japonesa.

Japoneses escravizados foram enviados a Europa pelos portugueses, teve epidemia de variola e a ameaça da soberania nacional.

Apenas em 1852 a marinha estadunidense forçou o Japão a abrir o comércio para o exterior, porém o período de reclusão japonês serviu para um desenvolvimento cultural único.

3. Samurais em NYC

A abertura comercial com o ocidente não alterou as instituições e organizações da sociedade japonesa. A classe dos guerreiros samurais manteve seu prestígio e importância dentro da sociedade.

Em 1860 foram enviados 78 samurais a Nova York como diplomatas japoneses. O membro mais novo da delegação, Tateishi Onojiro foi apelidado de Tommy pela mídia americana.

Tommy se tornou uma celebridade nos EUA e até ganhou uma música “Tommy Polka” que foi sensação na terra do Tio Sam por um curto tempo.


Leia também:


4. Impressão colorida

gesaku

A primeira impressão de cores em madeira no Japão foi no ano de 1765. A tecnologia foi desenvolvida para produção de romances da época, os Gesaku.

Eram quadrinhos sombrios, irreverentes e subversivos, por ser uma ameaça a aristocracia japonesa, o Gesaku foi proibido em 1787 com as Reformas Kansei.

Durante esse período de proibição muitos artistas da época foram severamente punidos pelo governo japonês.

5. Robótica

karakuri

Durante o século 8º no Japão já existiam tecnologias como o relógio de água, porém foi no século 17 onde surgiram os primeiros robôs japoneses.

Karakuri foi um popular boneco com diversas funções mecânicas, era utilizado para danças ou para se divertir. Eram confeccionados servindo chá ou atirando com arco e flecha.

Já sabia de alguma dessas curiosidades? Não deixe de comentar.

Karakuri

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link