Cinco coisas (muito ou pouco) irritantes de morar no Japão

Morar no Japão é maravilhoso, mas como qualquer país existem alguns aspectos da cultura e do dia-a-dia que possam irritar em diferentes níveis. Por isso, coletamos alguns relatos e colocamos aqui os mais populares, confira.

1. Reuniões e encontros

Encontros e reuniões no Japão costumam demorar, independente se você trabalha em uma empresa pequena ou grande, acontece quase diariamente.

Os chefes costumam querer saber o que acontece, como andam os processos, atualizações, etc. Geralmente essas reuniões acontecem e envolvem pessoas de todas as áreas, então você precisará participar mesmo que o assunto não tenha a ver com seu trabalho.

Os assuntos podem ser de pequena relevância até aos assuntos mais importantes e faltar nestas reuniões não é uma opção. Então é melhor se acostumar.

2. Burocracias

O Japão é um país com muitas burocracias, está em todos os lugares em diferentes níveis. Desde bancos, escritórios de imigração e até em restaurantes. Se você pensa em morar um dia no Japão esteja preparado, não tem como fugir.

A burocracia está tão enraizada que faz parte de praticamente todas as decisões, nada é resolvido de forma simples. Se tiver algum problema ou simplesmente querer resolver coisas, espere passar por muita burocracia no Japão.


Leia também:


3. Sem isolamento térmico

A maioria dos apartamentos no Japão não tem isolamento para proteger do frio. Isso significa que no calor o ambiente fica extremamente quente e no frio fica congelante. Pode ser difícil se adaptar.

4. Frutas muito caras

morango japao

As frutas no Japão tem preços muito salgados, chega a ser um absurdo. Quem vivia no Brasil e estava acostumado com frutas em abundância a preços variados, com certeza, se assustará ao tentar comer uma maçã, por exemplo.

A variedade também não será muito grande. A produção local não aguenta atender a demanda e a maioria é importada. Quantidade não é o forte da agricultura japonesa, eles preferem cultivar frutas premium com tamanhos únicos do que fazer uma larga produção e isso fará com o preço fique mais caro também. O mesmo acontece com os vegetais.

5. Filas

O Japão é um país enxuto, digamos assim. Os espaços costumam ser pequenos e a maioria não comporta muita gente a não ser os grandes centros comerciais, então a maioria costuma ser lotada. É bem normal ter que pegar filas, seja para pedir um lanche, comprar uma passagem, etc.

O lado bom é que as filas costumam ser bem organizadas e sem demoras, o atendimento japonês costuma ser rápido e eficiente.

Já morou no Japão? Temos duas perguntas: O que mais te irritava / O que menos te irritava?

Pensa em morar no Japão? Também tenho duas perguntas: O mais te irritaria? / O que menos te irritaria?