O Comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 apresentou oficialmente, no dia 7 de dezembro de 2017, os projetos dos três pares de mascotes finalistas que representarão os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
Os personagens foram exibidos em uma cerimônia no colégio Kakezuka, no centro de Tokyo, onde participaram membros do Comitê e 113 estudantes.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=waupnqt0vi0]
As figuras foram escolhidas por 15 membros do Comitê, a partir de um total de 2.042 projetos recebidos de designers amadores e profissionais de todo o país. Cada proposta é um conjunto de dois personagens – um para os Jogos Olímpicos e o outro para os Jogos Paralímpicos.
▼ Mascotes das Olimpíadas na fileira superior e mascotes das Paralimpíadas abaixo.
#2020マスコット 最終候補3作品発表。12月11日(月)から #小学生投票 スタート! pic.twitter.com/tkiQ564C9d
— Tokyo 2020 (@Tokyo2020jp) 7 de dezembro de 2017
Leia também:
- Crianças escolherão o mascote das Olimpíadas 2020 em Tóquio e prêmio será de 1 milhão
- Tokyo Gorin Ondo: Música-tema das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tokyo 2020
- Japão procura estudantes voluntários para as Olimpíadas 2020
Mascotes finalistas
Inspirados nas flores de cerejeira, nos santuários e no folclore japonês, os três pares de mascotes possuem estilos bastante diferentes.
O primeiro casal representa a tradição e a inovação existente no Japão. O mascote das Olimpíadas azul foi inspirado no design de um tabuleiro de damas tradicional e em uma visão futurista do mundo. A versão em rosa, que também possui um visual quadriculado, foi criada a partir da influência das flores de cerejeira.
Na segunda dupla candidata temos uma figura que representa o fogo e é inspirada no maneki neko (gato afortunado) e em uma raposa comumente vista em santuários xintoístas. Já, o personagem para as Paralimpíadas representa o vento e é inspirado na escultura de um cão guardião instalado em alguns santuários japoneses.
O terceiro conjunto de mascotes é composto por uma raposa (kitsune) e por um guaxinim (tanuki), duas criaturas muito importantes no folclore japonês. Os personagens são vermelho e branco e usam fitas que são comumente utilizadas como ornamentos em festas tradicionais do Japão.
Mascote vencedor
O casal de mascotes vencedor será eleito pelas crianças japonesas que começarão a votar a partir de 11 de dezembro. O resultado será revelado no dia 28 de fevereiro de 2018. Para ajudá-las a escolherem o seu mascote favorito, o Comitê lançou vídeos apresentando as características de cada figura e a inspiração por trás de cada criação.
Dê uma olhada nas apresentações dos mascotes:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ueSQZS6W4bo]
Fonte: Sora News 24, Kyodo News, Japan Times
Imagem destacada: twitter/@Tokyo2020jp