O ideograma 北, que significa “norte“, foi escolhido como o kanji que melhor representa a atmosfera e os acontecimentos no Japão em 2017, em meio as ameaças da Coréia do Norte. Veja mais detalhes!
“Kanji do ano”
Todos os anos, desde 1995, a Sociedade de Exame de Proficiência em Kanji (財団法人日本漢字能力検定協会) elege o “kanji do ano” (今年の漢字, “kotoshi no kanji“) através de uma votação nacional no Japão. A escolha é baseada nos acontecimentos marcantes do ano.
O ideograma com mais votos é divulgado em uma cerimônia no dia 12 de dezembro (Dia do Kanji) no Templo Kiyomizudera, em Kyoto. Nesta solenidade, o anúncio do kanji vencedor é feito pelo principal sacerdote budista do templo, através do shodo (caligrafia tradicional japonesa).
Leia também:
- Kanji úteis que você deve aprender antes de visitar o Japão
- Professora de caligrafia japonesa elenca os 10 kanji que os estrangeiros mais gostam
- Coreia do Norte dispara novo míssil sobre o Japão e moradores acordam com os alertas
- Autoridades japonesas avisam que os cidadãos terão apenas 10 minutos de aviso, se um ataque da Coreia do Norte acontecer
Kanji de 2017: 北 ( kita, norte)
Neste ano, o kanji escolhido foi 北, que significa “norte” e é pronunciado “kita” quando usado por si só. Dentre o total de 153.554 votos, este ideograma recebeu 7.104 indicações.
今年の漢字は「北」に、 清水寺で発表 – LINE NEWS https://t.co/NBX6pFIwjN #linenews @news_line_meさんから
— 花ちゃん (@gea84777) 12 de dezembro de 2017
Como todos os anos, o anúncio foi feito em uma cerimônia no Templo Kiyomizudera no dia 12 de dezembro. No evento, o sacerdote budista Seihan Mori escreveu o ideograma com um enorme pincel de caligrafia, em uma grande folha de papel japonês (washi).
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=19Q9sjBlHBc]
A escolha de “norte” em 2017 deve-se aos seguintes eventos:
- A escolha por este caractere está fortemente associada aos testes nucleares feitos pela Coréia do Norte (北朝鮮, Kita Chōsen – “Coréia do Norte” no idioma japonês). Em 2017, os lançamentos de mísseis múltiplos pela Coréia do Norte, alguns dos quais sobrevoaram o Japão, colocaram os residentes japoneses em alerta repetidas vezes. Além disso, levaram a uma intensa discussão sobre o que fazer no caso de um ataque nuclear.
- Em abril, a fabricante de lanches Calbee anunciou que iria parar de produzir batatas fritas devido a uma fraca colheita de batatas em Hokkaido. A província localizado ao norte do Japão, Hokkaido (北海道), é escrita com três caracteres, o primeiro dos quais é “norte”.
- Em julho, chuvas fortes atingiram a parte norte de Kyushu, resultando em inundações e deslizamentos de terra que resultaram em vítimas e casas devastadas.
- Duas personalidades do beisebol da equipe profissional japonesa Hokkaido Nippon Ham Fighters, estavam no noticiário durante este ano. Garoto famoso do ensino médio Kotaro Kiyomiya por entrar no time. E a estrela Shohei Ohtani por sair, a fim de fazer a sua estréia no Los Angeles Angels of Anaheim.
Fonte: Sora News 24, Wikipedia, Japan Times, Kyodo News, Nippon, Japan Today, Grape