Tamagawa Daishi: uma viagem por dentro do intestino de Buda

Em Tóquio existe um templo chamado Tamagawa Daishi. Até aqui nada de novo, já que o Japão possui diversos templos espalhados pelo país. Aproximadamente mais de 80,000.

A diferença do templo Tamagawa Daishi é que ele abriga túneos subterrâneos. É possível fazer um passeio com experiência de estar mais próximos da iluminação.

Tamagawa Daishi

Do lado de fora não parece ser diferente dos outros templos, mas ao entrar é possível encontrar uma escadaria cinco metros abaixo do templo.

Túnel escondido

Ao descer as escadas a escuridão é total. A sensação no início pode ser apavorante, mas a falta de luz é proposital e tem um objetivo: apreciar a divindade da luz.

O túnel possui diversas curvas, secções e caminhos até chegar a um local cheio de velas e  88 estátuas de Buda.

Esse número não foi escolhido à toa, ele representa os 88 templos em uma rota de peregrinação tradicional ao redor da ilha de Shikoku. A pé demora várias semanas.

Seguindo em frente mais túneis e curvas até chegar até outra sala com estátuas gigantes de Buda e corredor cheio de velas com outras 300 estátuas pequenas com detalhes diferentes.

Templo Tamagawa Daishi

Depois, outra sala com mais 33 estátuas do Kannon, divindade da misericórdia. Ao chegar ao final, toca-se um sino para avisar que completou o trajeto.

O túnel foi construído em 1934 e possui cerca de 100 metros. Representa o intestino de Buda, Dainichi Nyorai a encarnação do conceito budista de vacuidade para promover uma experiência profunda de reflexão.

O termo vacuidade é composto de duas palavras tibetanas, Tongpa e nyi, a vacuidade não representa o vazio, mas o potencial ilimitado que algo tem de surgir, mudar ou desaparecer.

Etiqueta

Ao entrar no templo recomenda-se ir direto até o local dos incensos e você verá uma grande caixa de madeira chamada saisenbako. Você deverá depositar 100 ienes nessa caixa, toque o sino e faça uma oração.

Retire seus sapatos e os coloque na área do genkan. No mesmo local você encontrará um livro, escreva seu nome, endereço e coloque mais 100 ienes no saisenbako. Depois, pegue um chinelo e entre no túnel.

Leia também:

Como chegar

O templo fica a dez minutos a pé da estação de Futako Tamagawa na linha Tokyo Den-en-Toshi-Line, apenas a 14 minutos da estação de Shibuya na região central de Tóquio.

Todos os relatos de pessoas que puderam fazer uma visita é de experiência única e satisfação. Se estiver pela cidade, com certeza, deve incluir em seu itinerário.

Endereço: Tamagawa Daishi, 4-13-3 Seta, Seta District, Setagawa Ward, Tokyo.

Templo Tamgawa Daishi
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link