Conheça 6 dragões japoneses

No Japão os seres sobrenaturais mais populares são fantasmagóricos ou assustadores, já os dragões japoneses são menos conhecidos que as outras criaturas.

Os dragões japoneses geralmente são seres aquáticos que possuem a capacidade de se transformarem em outros seres e inclusive em humanos. No post de hoje apresentaremos seis dragões japoneses, confira.

Ryujin

Ryujin

Ryujin é um kami que vive no oceano e aparece em muitos mitos. Em uma lenda Ryujin rouba inestimáveis joias de um príncipe. Ao descobrir que foi furtado o príncipe começa uma expedição.

Durante a viagem o príncipe conhece uma linda Ama e eles se casam. A Ama se torna a princesa Tamatori.

A princesa experiente em procurar joias no mar descobre que tocando para Ryujin dormir era possível recuperar os itens roubados.

Ao perceber que as joias foram tomadas, Ryujin persegue a princesa Tamatori. Em uma medida desesperada, Tamatori corta seus seios e coloca as joias dentro de seu corpo para fugir da ira do kami.

O sangue deixa a água escura e permite a fuga. A princesa Tamatori consegue recuperar as joias de seu marido, mas morre por conta do ferimento.

Otohime

Otohime

Otohime é uma das filhas mais belas do kami Ryujin e avó de Jimmu, o primeiro imperador do Japão.

Ela está presente na lenda de Urashima Taro, um jovem pescador que salvou uma pequena tartaruga que foi torturada por um grupo de jovens delinquentes. Ele descobre que a tartaruga, na verdade, era Otohime.

Como recompensa Urashima é convidado a passar três dias no palácio real de Ryujin em companhia de sua linda filha Otohime que assumira forma humana.

Após os três dias, Otohime presenteia Urashima com uma caixa dizendo que ela o protegeria, mas que ele não deveria abrir.

Ao retornar para sua aldeia, Urashima descobre que se passaram 300 anos e todos quem ele amava haviam morrido, desesperado, Urashima abre a caixa e instantaneamente se torna idoso.

Mizuchi

Mizuchi

Não há muitos registros sobre Mizuchi, antigos mitos japoneses mencionam sacrifícios humanos em oferenda ao kami Mizuchi que habitava os rios.

Não há registros históricos que indiquem se os sacrifícios ocorreram ou se eles só são parte do antigo mito.

Kiyohime

Kyiohime

Filha de nobres, Kiyohime se apaixona por um belo curandeiro viajante chamado Anchin. Kiyohime e Anchin tiveram um breve história de amor, porém, um dia sem qualquer explicação o curandeiro perdeu o interesse em Kiyohime.

A raiva com o fim do relacionamento foi tão grande que transformou Kiyohime em um dragão que se dedicou a perseguir seu amado e odiado Anchin.

O jovem curandeiro tentou se esconder sem êxito dentro de um sino de ferro em um templo, mas a respiração de Kiyohime derreteu o metal com Anchin dentro dele.

Nureonna

Nureonna

Nureonna é um ser que aparenta ser um dragão e um fantasma, frequentemente aparecem em mitos japoneses lavando os cabelos nos rios e atacando quando ameaçada.

Leia também:

Kuniyoshi

Kuniyoshi

Kuniyoshi é outra filha do kami Ryujin e também faz parte de algumas lendas japonesas. Um guerreiro chamado Hidesato precisava atravessar uma ponte quando reparou que um dragão gigante o observava.

Hidesato ignorou o dragão e horas depois no mesmo dia o guerreiro foi abordado por uma linda mulher. Ela elogiou Hidesato e sua coragem, pois em dois mil anos ninguém demonstrou coragem para atravessar a ponte.

O dragão Kuniyoshi pede um favor para Hidesato: matar uma centopeia gigante. Ele aceita o desafio e mata o ser.

Hidesato foi agraciado com uma viagem ao palácio imperial e com diversos presentes, entre eles, uma sacola de arroz que nunca acabava.

Conhecia algum dos seis dragões? Não deixe de comentar.

dragão japonês

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link