Veja como fazer, facilmente, um Hanko, o carimbo de sua assinatura no Japão

No Japão não se usa a própria assinatura em documentos oficiais. Usa-se um carimbo personalizado chamado “Hanko”. Veja como fazer, facilmente, o seu!

Aprenda a fazer um Hanko simples e econômico no Japão!

O que é Hanko?

51vbqwewtxl. sx425

O “Hanko” (判 子) também é conhecido como “Inkan” (印鑑). Trata-se de um carimbo pessoal, feito de plástico, mármore, bambu, ou até presa de elefante. Seu preço pode variar de 100 até muitos milhares de ienes.

Este carimbo é muito necessário para a maioria dos adultos no Japão. Não apenas para os japoneses, como também para os estrangeiros.

No Japão, ele é usado para substituir as assinaturas, principalmente em papéis oficiais. Como os papéis para abrir uma conta bancária  ou alugar um apartamento, por exemplo.

Os estrangeiros que vivem no Japão não são obrigados a ter um destes carimbos e alguns lugares até aceitam que você use sua assinatura no lugar do Hanko. Mas tendo um, sua vida será mais fácil!

Como fazer um Hanko

Fazer um Hanko no Japão não é difícil, mesmo para os viajantes. Você pode comprar um como lembrança deste país para você! O problema é: como fazer um?

A maneira mais comum de ter um destes carimbos é indo a uma loja e pedir ajuda ao atendente. Mas, infelizmente, se você não fala japonês pode ser difícil sem o auxílio de algum intérprete.

Outra opção é comprar online. Algumas lojas têm tradução em inglês para o seu site e você pode conseguir sem saber japonês. Mas, na maioria dos sites você também precisa saber ler o kanji! Este site em inglês oferece este serviço.

Mas, se você sabe ZERO de japonês, e ainda quer ter um, você pode usar uma máquina de vendas no Japão! Nelas, é possível fazer seu próprio Inkan. Como esta encontrada nas lojas Don Quixote.

As instruções da máquina estão em japonês, mas há um manual de instruções em inglês ou desenhos passo a passo. Assim, você não precisa saber japonês para fazer o seu! Dê uma conferida neste vídeo abaixo:


Leia também:


Divirta-se e use bastante o seu Hanko!

hanko inkan

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link