Durante a jornada da vida dos cidadãos do Japão existem ritos e celebrações de passagem tradicionais que marcam e celebram momentos importantes da vida.
Alguns deles são da própria religião shinto, outros estão ligadas ao sucesso acadêmico, vida privada e longevidade. Será que você conhece todos os ritos de passagem japoneses? Confira quais são eles.
Miyamairi
Semelhante ao batismo católico apostólico romano, o miyamairi é a primeira visita de um recém-nascido a um santuário shinto.
O ritual ocorre entre 30 a 100 dias após o nascimento da criança, geralmente, é realizado aos fins de semana e tem o custo aproximado de mil ienes.
São feitas rezas para as crianças e ao final os familiares tomam um gole de sake em um copo vermelho de madeira.
Após o ritual os familiares saem para almoçar. É um momento especial, pois acontece a primeira foto profissional do bebê, tornando o momento icônico.
Shichi-go-san
Celebrado no mês de novembro, o shichi-go-san é o rito de passagem para meninos de 03 e 05 anos e meninas de 03 e 07 anos.
As idades correspondem aos números de sorte de acordo com a numerologia japonesa, na ocasião, as crianças são presenteadas com seus primeiros kimonos apesar de ser comum ver meninos utilizando ternos.
Realizados em santuários shinto, a cerimônia é curta e pede aos kamis ajuda e proteção para as crianças.
Sotsugyō Shiki
São cerimônias de graduação feitas para crianças do ensino primário (shougakkou), ensino fundamental (chuugakkou) e ensino médio (koukou).
Admissão na universidade
As universidades japonesas são muito exigentes, a maioria dos estudantes passam anos estudando para conseguirem uma vaga.
Por isso passar em uma universidade é um dos momentos mais importantes na vida de um jovem japonês.
Seijin no Hi
O feriado nacional acontece na segunda segunda-feira de janeiro e celebra a maioridade dos jovens japoneses, ou seja, 20 anos de idade.
A cerimônia acontece em espaços públicos das cidades com muitas fotos, festa e bebidas alcoólicas.
Leia também
- Kitakyushu: veja as fotos mais divertidas da festa do Dia da Maioridade
- Aniversários importantes na vida de um japonês
Graduação Universitária
A cerimônia de formatura da universidade não é apenas um evento familiar, a maioria dos japoneses costumam comparecer ao evento.
O evento ocorre durante a primavera, as mulheres vão vestidas de kimonos tradicionais e os homens de terno.
Casamento
Apesar do declínio de casamentos nos últimos 50 anos, é um evento muito importante para a vida de um cidadão japonês.
Diferente do estilo ocidental, no casamento japonês a noiva recepciona os convidados. A cerimônia é consideravelmente cara e elaborada, o kimono utilizado pela noiva chega a custar mais de um milhão de ienes.
Yakudoshi
Yakudoshi são os anos de azar de uma pessoa, de acordo com o shinto a idade de azar para mulheres são 18, 22 e 36 anos e homens são 24, 41 e 60 anos.
Os japoneses com as idades mencionadas (conforme o padrão ocidental de contagem de anos) vão a santuários shinto constantemente orar por proteção e sorte.
Kanreki
Ao completar 60 anos no Japão é celebrado o kanreki, o aniversário tem uma importância especial na cultura japonesa.
Quando alguém celebra 60 anos ela completou os 05 ciclos do Juunishi e retorna ao signo e elemento natal, a ocasião é vista como um renascimento.
Para a celebração, o aniversariante utiliza uma vestimenta e um cap vermelho relativamente incomum, a cor vermelha simboliza os akachan (bebês).
Hakuju
O aniversário branco é uma ocasião extremamente especial por razões obvias, é a celebração dos 99 anos de vida de uma pessoa. É conhecido como aniversário branco pela semelhança dos kanji 100 (百) e branco (白).
Gostou do artigo? Não deixe de se inscrever em nossa Newsletter e receber conteúdos do Japão em seu e-mail.