Você conhece todos os ritos de passagem no Japão?

Durante a jornada da vida dos cidadãos do Japão existem ritos e celebrações de passagem tradicionais que marcam e celebram momentos importantes da vida.

Alguns deles são da própria religião shinto, outros estão ligadas ao sucesso acadêmico, vida privada e longevidade. Será que você conhece todos os ritos de passagem japoneses? Confira quais são eles.

Miyamairi

Miyamairi

Semelhante ao batismo católico apostólico romano, o miyamairi é a primeira visita de um recém-nascido a um santuário shinto.

O ritual ocorre entre 30 a 100 dias após o nascimento da criança, geralmente, é realizado aos fins de semana e tem o custo aproximado de mil ienes.

São feitas rezas para as crianças e ao final os familiares tomam um gole de sake em um copo vermelho de madeira.

Após o ritual os familiares saem para almoçar. É um momento especial, pois acontece a primeira foto profissional do bebê, tornando o momento icônico.

Shichi-go-san

Shichi-go-san

Celebrado no mês de novembro, o shichi-go-san é o rito de passagem para meninos de 03 e 05 anos e meninas de 03 e 07 anos.

As idades correspondem aos números de sorte de acordo com a numerologia japonesa, na ocasião, as crianças são presenteadas com seus primeiros kimonos apesar de ser comum ver meninos utilizando ternos.

Realizados em santuários shinto, a cerimônia é curta e pede aos kamis ajuda e proteção para as crianças.

Sotsugyō Shiki

São cerimônias de graduação feitas para crianças do ensino primário (shougakkou), ensino fundamental (chuugakkou) e ensino médio (koukou).

Admissão na universidade

As universidades japonesas são muito exigentes, a maioria dos estudantes passam anos estudando para conseguirem uma vaga.

Por isso passar em uma universidade é um dos momentos mais importantes na vida de um jovem japonês.

Seijin no Hi

seijin no hi

O feriado nacional acontece na segunda segunda-feira de janeiro e celebra a maioridade dos jovens japoneses, ou seja, 20 anos de idade.

A cerimônia acontece em espaços públicos das cidades com muitas fotos, festa e bebidas alcoólicas.


Leia também


Graduação Universitária

A cerimônia de formatura da universidade não é apenas um evento familiar, a maioria dos japoneses costumam comparecer ao evento.

O evento ocorre durante a primavera, as mulheres vão vestidas de kimonos tradicionais e os homens de terno.

Casamento

Apesar do declínio de casamentos nos últimos 50 anos, é um evento muito importante para a vida de um cidadão japonês.

Diferente do estilo ocidental, no casamento japonês a noiva recepciona os convidados. A cerimônia é consideravelmente cara e elaborada, o kimono utilizado pela noiva chega a custar mais de um milhão de ienes.

Yakudoshi

Yakudoshi são os anos de azar de uma pessoa, de acordo com o shinto a idade de azar para mulheres são 18, 22 e 36 anos e homens são 24, 41 e 60 anos.

Os japoneses com as idades mencionadas (conforme o padrão ocidental de contagem de anos) vão a santuários shinto constantemente orar por proteção e sorte.

Kanreki

Kanreki

Ao completar 60 anos no Japão é celebrado o kanreki, o aniversário tem uma importância especial na cultura japonesa.

Quando alguém celebra 60 anos ela completou os 05 ciclos do Juunishi e retorna ao signo e elemento natal, a ocasião é vista como um renascimento.

Para a celebração, o aniversariante utiliza uma vestimenta e um cap vermelho relativamente incomum, a cor vermelha simboliza os akachan (bebês).

Hakuju

O aniversário branco é uma ocasião extremamente especial por razões obvias, é a celebração dos 99 anos de vida de uma pessoa. É conhecido como aniversário branco pela semelhança dos kanji 100 (百) e branco (白).

Gostou do artigo? Não deixe de se inscrever em nossa Newsletter e receber conteúdos do Japão em seu e-mail.

Miyamairi

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link