Vulcão no Japão tem erupção perto de resort de esqui

A agência de meterologia japonesa avisou que o vulcão no Japão do Monte Kusatsu-Shirane localizado na prefeitura de Gunma teve uma erupção.

Inicialmente, as pessoas achavam que era uma avalanche simples, além disso nenhnum alerta foi dado para as pessoas na estação de ski que fica perto do vulcão.

Monte Kusatsu-Shirane

Monte Kusatsu Shirane

A última erupção do vulcão do Monte Kusatsu-Shirane tinha sido em 1983. A área é muito conhecida e recebe muitas visitas por causa do Kusatsu Onsen, mas a erupção apenas atingiu a estação de esqui.

Estação de ski - Kusatsu

Erupção Vulcão

A erupção ocorreu às 10:00 do dia 23 de janeiro. Doze pessoas ficaram feridas e um soldado faleceu atingido por uma pedra lançada pelo vulcão.

As pessoas atingidas estavam na estação de esqui ao ar livre e foram surpreendidas por pedras caindo do céu.

O clima foi de desespero e muita gente tentou procurar abrigo, mas acabou ferido. Oito soldados de um grupo de 30 estavam fazendo um treinamento de resgate na neve no momento da erupção.

Eles estavam perto do topo do Monte Kusatsu-Shirane. Um deles contou ao Kyodo News que ele buscou proteção na floresta quando viu fumaça saindo do vulcão e pedras sendo lançadas.

Quando a visibilidade melhorou dez minutos depois, ele encontrou diversos corpos caídos no chão de pessoas feridas. Entre as vítimas estavam apenas quatro civis que aproveitavam o resort.

Leia também

Desde então o local foi evacuado e ninguém acessa o resort perto do Monte Kusatsu-Shirane. Dos oito soldados feridos, cinco ainda estão em estado crítico de saúde.

Cerca de oitenta pessoas que se abrigavam na gôndola de esqui no topo do resort conseguiram descer a pé em segurança, de helicóptero e por snowmobiles e já estão em segurança.

Segundo relatos as pedras eram do tamanho de lancheiras, grandes o suficiente para fazer grandes estragos.

Fonte: CBS News, ABC News, Fox News, NHK, BBC.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link