Falha técnica, durante uma transmissão ao vivo, desmascarou a YouTuber virtual com rosto de garota de anime e revelou um otaku de meia idade.
Isso levou o canal a perder alguns inscritos, mas ganhou outros também. Saiba mais!
Leia também:
YouTuber virtual
Já faz algum tempo que muitos blogueiros de vídeos japoneses mantêm seus rostos escondidos das câmeras e usam um software para a alteração da voz. Por isso, a comunidade online do Japão já está acostumada com as vozes mecânicas nos vídeos.
Desde que a tecnologia de detecção de movimento, que pode converter movimentos corporais e expressões faciais em animação, ficou disponível, aconteceu um boom de YouTubers virtuais no Japão.
Por isso, não é de surpreender, que a maioria destes YouTubers virtuais assumam a forma de bonitas e jovens garotas de anime.
Uma das mais novas a surgir nesta cena é Nora Cat. Ela fez sua estreia em dezembro passado, e atraiu cerca de 55 mil inscritos para o seu canal no YouTube. No canal, Nora Cat faz chats sobre videogames.
▼ Abaixo, o vídeo de estreia de Nora Cat
https://youtu.be/nfIMlF6Y3BA
Usando um vestido gótico, orelhas de gato e os olhos escarlates, os elementos visuais de Nora Cat são direcionados aos otaku. Assim como seu discurso educado e suave.
Na verdade, ela foi criada para agradar às preferências otaku, e até declarou isso em um de seus vídeos: “Se você quer se apaixonar por um personagem virtual, você pode. Não vou trair seus sentimentos. Se todos se sentirem atraídos por mim, continuarei a ser atraente, tudo bem”.
No entanto, a habilidade de Nora Cat em conquistar os corações dos telespectadores sonhadores, pode ter mudado após uma revelação surpreendente.
A revelação
Um dos truques destes vídeos ao vivo é a voz e os movimentos do humano sendo executados e convertidos no personagem. Isso, em tempo real.
Mas, como foi mostrado neste clipe compartilhado no Twitter, por@ karakasa893, a transmissão ao vivo traz o risco de uma falha. E eis que Nora Cat revelou, acidentalmente, aos espectadores quem realmente é …
今日1番わろた#キズナアイ#のらきゃっと pic.twitter.com/6xiIP0IS55
— からかさ (@karakasa893) February 4, 2018
… um homem de meia-idade, que parece muito mais com um otaku estereotipado do que com uma garota de anime estereotipada.
Adeus ilusões
Algumas pessoas não querem deixar suas fantasias morrerem. E isso não é diferente quando é uma garota de anime ou mangá, sexy criada por um homem. Por isso, para muitos, ver o rosto do criador de Nora Cat não muda o que eles sentem pela personagem.
Mas os movimentos e a voz de Nora Cat são, literalmente, os movimentos e a voz de seu criador. Mesmo que passem por um filtro. Isso torna a ligação entre o criador e a personagem criada muito mais próxima.
O incidente pode ter levado Nora Cat a perder alguns fãs. Principalmente, aqueles que gostam de vê-la como sua namorada imaginária. Mas, a revelação também gerou alguns comentários de apoio.
Muitos dos seus inscritos disseram que eles estão mais interessados em assistir aos seus seus vídeos agora que viram quem está por trás deles.
Há quem diga que, deve existir algum tipo de conexão subliminar com o tradicional teatro kabuki japonês. O kabuki, aprecia muito as técnicas onde os homens assumem os modos e as falas de uma linda mulher.
Ou ainda, como disse um comentário no tweet de @ karakasa893: “Nós estamos vivendo em uma sociedade de ponta, onde homens otaku de meia idade estão se apaixonando por outros homens otaku de meia idade”.
São coisas do Japão. Concordam?
Fontes: Twitter / @ karakasa893 , YouTube / 例 の ア レ via Jin/ Canal Nora Cat YouTube
Imagem destacada: YouTube / の ら き ゃ っ と チ ャ ン ネ ル