Hinamatsuri: conheça uma das maiores exibições, com 30.000 bonecas do Dia das Meninas

No Hinamatsuri, ou Dia das Meninas do Japão, é possível encontrar grandes eventos com as tradicionais bonecas. No de Tokushima, até o Brasil está presente!

Confira!

Leia também:

03 de março: Dia das Meninas

Nos dias que antecederam o 3 de março, o hinamatsuri ou Dia das Meninas, muitas famílias japonesas exibem bonecas ornamentais. São bonecas especiais, que foram transmitidas por gerações.

Uma tradição que data desde o período Heian (794-1185). A exibição destas bonecas de hina-ningyo, representam o imperador, a imperatriz, seus servos e artistas vestidos em trajes tradicionais da corte. Tudo, para celebrar o Dia das Meninas e expressar desejos de felicidade, educação e saúde.

Como o hina-ningyo, geralmente, é exibido nas casas do Japão, quase sempre ele fica limitado a sete níveis. Mas, existem grandes festivais públicos em todo o Japão, onde as exibições maiores e mais impressionantes podem ser apreciadas.

Big Hinamatsuri de Tokushima

Um desses grandes eventos é o “Big Hinamatsuri”, na cidade de Katsuura, em Tokushima.

Agora, em seus 30º ano, o “Big Hinamatsuri” utilizou o hina-ningyo das casas de moradores de todo o país. Tudo, para criar a maior e mais impressionante exibição de bonecas que seu público já tenha visto.

Este ano, o evento contará com um número, impressionante, de 30 mil bonecas, em exibição em várias plataformas em todo o corredor. Incluindo uma plataforma de pirâmide com 100 níveis.

Com as Olimpíadas de Tokyo chegando em 2020, algumas das exposições demonstraram sinais de apoio. Talvez, seja para encorajar as meninas a perseguirem suas aspirações olímpicas. Este abaixo diz: “Do Rio a Tokyo”.

Você pode ter uma melhor ideia do evento assistindo a esse vídeo abaixo:

O “Big Hinamatsuri” acontece até o dia 8 de abril deste ano. E também, conta com uma programação diversificada de eventos, como o famoso Awa Odori, nativo da região. No evento acontece shows de bandas ao vivo e outros tipos de performances tradicionais, tando de música quanto de dança.

O cronograma completo está disponível aqui (em japonês). Para mais informações sobre o evento, visite sua página principal aqui.

Além disso, para quem não pretende viajar para Tokushima e está na região de Tokyo, um evento parecido, chamado de “Big Katsuura Hinamatsuri” também ocorre na cidade de Katsuura, no Condado de Katsuura, na Prefeitura de Chiba (desde 2001). A menos de duas horas de Tokyo, partindo de trem. Detalhes (em japonês) estão disponíveis aqui.

Bem interessante! Não é mesmo?

Fonte: Grapee

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link