Cama e banho japoneses: tudo o que um ocidental precisa saber

Os hábitos cotidianos de cama e banho japoneses são bem diferentes do que estamos acostumados. Fique por dentro!

Leia também:

Cama e banho no Japão

Os banhos japoneses são totalmente diferentes dos banhos brasileiros ou americanos, por exemplo.

Os japoneses tomam banho todas as noites antes de dormirem. O chuveiro e banheira, da maioria dos banheiros japoneses (provavelmente 99%) ficam no mesmo ambiente, mas são separados. O chuveiro fica do lado de fora da banheira.

Um banho japonês típico

A banheira (ofuro) no Japão não é para limpeza. Mas sim, para aquecer o corpo e relaxar. Por isso, antes de entrar na banheira, lavar o corpo é a regra. A lavagem do cabelo pode ser feita antes ou depois de entrar na banheira.

Por que lavar-se antes de entrar na banheira? É porque cada membro da família usa a mesma água. A água é trocada apenas uma vez por dia.

O objetivo do banho na banheira é relaxar e aquecer o corpo, não lavar. Então, não é adequado levar a toalha de rosto, ou qualquer outra, para a banheira. Como todos usam a mesma água, é esperado que a água esteja limpa.

Vamos conservar!

Em casas tradicionais japonesas, há uma ordem decidida, e consensual, para tomar banho. Normalmente o pai toma seu banho primeiro. Se ele chega em casa tarde, então essa ordem será, obviamente, diferente.

Na maioria das casas, a última pessoa a entrar no banho é responsável por drenar a água e limpar a banheira. No entanto, em algumas casas a água da banheira é usada no dia seguinte para a lavanderia.

Uma mangueira é usada para sugar a água para dentro da lavadora. Por que não? A água está limpa! Principalmente quando poucas pessoas a utilizam.

Se você tiver a oportunidade de ser um convidado em uma casa japonesa, em algum momento você será educadamente convidado a tomar um banho. Não recuse a oferta.

Você pode querer ser gentil e deixar alguém ir primeiro, mas esse inocente gesto de bondade pode criar uma situação embaraçosa.

Dormindo em um futon

As partes do futon

Você vai adorar dormir em um futon originalmente japonês. Embora os hotéis no Japão tenham camas, os japoneses quase sempre dormem em um futon.

O futon é composto de três partes principais:

Shikibuton – Esta é a parte em que você dorme. Geralmente é bastante pesado.

Kakebuton – Esse é o cobertor que você usa para cobrir. Não é tão pesado, mas é muito quente.

Makura – Esse é o travesseiro. O recheio para o travesseiro é um tipo de feijão. Mas é muito confortável, pois se ajusta ao formato da sua cabeça.

No Japão também, é possível ver futons colocados nas janelas ou varandas. O motivo para fazer isso é secar o futon, já que o Japão é bem úmido.

Dobrando o futon

De manhã, o futon é dobrado e colocado em um armário. É costume também, que o hóspede que dormiu no futon o dobre.

É como fazer a cama quando você fica na casa de alguém. Cada parte é dobrada de forma diferente.

O shikibuton é dobrado como a letra “Z”. Ao dobrar o shikibuton, certifique-se de que a parte de baixo é a única parte que entra em contato com o chão. A dobra apropriada para o shikibuton deve ser na forma da letra “Z”.

O kakebuton é dobrado em quatro e depois colocado em cima do shikibuton. Então, o makura é colocado em cima do kakebuton. Em seguida, todo o conjunto é colocado em um canto do quarto.

Imagem relacionada

Os hábitos de cama e banho no Japão são diferentes, mas fáceis de serem seguidos, concordam?

Fonte: YesJapan

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link