Japão pretende chegar a Lua com planos ousados

Segundo o Jaxa (Japan Aerospace Exploration Agency), o Japão pretende chegar a Lua em 2030, entrando na corrida espacial contra a China.

A China anunciou suas intenções para chegar a Lua em 2036 e enviar um satélite a Marte em 2020. Em contrapartida, Índia e Japão juntaram seus esforços para explorar a Lua e procurar por água na esperança de um dia sustentar a vida humana por lá.

A parceria seria em resposta aos avanços da China na corrida especial. Segundo Hiroki Furihata do Jaxa, os dois países tem intenção em pousar na lua em breve.

Base na Lua

Enquanto isso, os cientistas do Jaxa anunciaram no final de 2017, ter encontrado uma caverna que seria perfeita para uma base.

Com 50 quilômetros de extensão e 100 metros de largura, a caverna fica perto de um vulcão inativo e acredita-se ter sido um tubo de lava há cerca de 3,5 bilhões de anos.

O local seria perfeito para abrigar astronautas das condições climáticas instáveis da Lua, micrometeoritos e radiação cósmica.

O local foi descoberto usando o sistema de radar SELENE. Ele mapeou a superfície da lua, por enquanto, não conseguiram saber o que há no interior, mas a esperança é que a caverna seja segura.

Robôs

Robôs humanoides

O governo japonês ainda planeja enviar robôs para a Lua. A ideia é que eles construam uma base no polo sul do nosso satélite natural.

O investimento do projeto para a criação dos robôs humanoides foi avaliado em U$ 2,2 bilhões. De acordo com Katsuhiko Shirai, presidente da Universidade de Waseda.

Os robôs operarão em um raio de até 96,5 km da base para instalar painéis solares. Além de sismógrafos para a investigação da estrutura interna da Lua.

Leia também

Superlua azul de sangue aparece em Tokyo e rende fotos maravilhosas

Supreendentes olhares sobre Kyoto: lindas fotografias exploram a velha capital do Japão

5 curiosidades histórias sobre o Japão

Uma das etapas essenciais para o Japão alcançar seu ambicioso plano, será contribuir com a missão multinacional liderada pela NASA também, com a criação de uma estação espacial na órbita lunar.

Segundo o JAXA, a contribuição japonesa para a missão envolvem os sistemas de purificação de água e ar. Eles também desenvolverão uma sonda espacial para transportar os astronautas da estação para a Lua.

Fontes: Daily Mail, NASA, Forbes, JAXA

Comentários

Copy link