O professor Takuzo Aida da Universidade de Tokyo, Japão, parece ter encontrado a solução para um problema muito comum nos dias de hoje.
Um dos maiores incovenientes dos smartphones é quando derrubamos o aparelho no chão e o vidro racha. Afinal, existem modelos bem sensíveis e ainda não achamos uma alternativa 100% eficiente para evitar a tela quebrada.
Temos protetores de tela adesivos que podem proteger o celular e capas emborrachadas, mas ainda assim não evitam totalmente o dano.
Leia também
Tecnologia japonesa permite cultivar em qualquer ambiente
Go Japan! Nova tecnologia japonesa promete ajudar os deficientes visuais
O futuro fantástico do Japão (tecnologias revolucionárias)
Vidro regenerável
Enquanto estava trabalhando em novas tecnologias para adesivos, ele descobriu o Polyether thiorea, uma substância tão rígida quanto o vidro, mas pode se regenerar.
Ao juntar os pedaços ele volta a ser uma peça inteira aplicando pressão. Meio dificil de acreditar, não é mesmo? Se for verdade, a solução da tela do seu iphone rachada pode ser mais simples de resolver e não ter que pagar 50% do valor do aparelho em uma assistência.
O vidro é feito de um polímero que pode se regenerar sem precisar de calor, além disso, depois que o material é colocado junto novamente ele não perde suas características, não fica mais frágil.
A característica particular foi descoberta pelo estudante Yu Yanagisawa que foi surpreendido quando tentava desenvolver um novo tipo de cola. A previsão é que a tecnologia esteja disponível comercialmente daqui a cinco anos.