Por que o Goku, de Dragon Ball, fica com cabelos loiros quando torna-se um Super Saiyajin?

Goku fica loiro quando torna-se um Super Saiyajin, mas não é para ficar na moda. Editor revela o segredo. Confira!

Leia também:

Por que os cabelos de Goku mudam de cor?

É bem comum, em quase todos os animes de ação, que, antes de uma grande luta, o herói precisa arrancar sua camisa e irradiar raios enquanto carrega seu poder interior.

Mas se você estiver assistindo a Dragon Ball, já sabe que há mais um passo para o ritual de transformação do protagonista. Goku precisa mudar a cor de seus cabelos pretos para um tom de loiro brilhante. Mas por que?

Na história, os cabelos loiros estão associados à forma “Super Saiyajin” de Goku, quando sua capacidade de combate sobe para níveis sobre-humanos.

Mas por que o criador e autor do mangá Dragon Ball, Akira Toriyama, sentiu a necessidade de mudar a cor do cabelo de seu herói na condição fictícia?

Resposta: Porque, não mudar a cor seria mais um problema.

Editor revela

Hiroyuki Nakano, o atual editor-chefe da Weekly Shonen Jump (a antologia de mangá que Dragon Ball publicou), apareceu recentemente no programa de variedades Nonstop, da emissora japonesa Fuji TV, como parte de uma celebração aos 50 anos da revista.

Durante a entrevista, Nakano foi questionado “Por que Goku fica loiro quando está no modo Super Saiyajin?”, e respondeu:

“É muito trabalhoso colorir os cabelos de Goku de preto. No entanto, Toriyama pode retratar os cabelos loiros apenas deixando os cabelos de Goku sem cor. Já que o mangá é publicado em preto e branco”.

Esse fato procede! Os desenhistas que trabalham nas produções do anime da franquia Dragon Ball têm que colorir os cabelos loiros de Goku. Já no mangá, ele fica da mesma cor do papel em que o quadrinho é impresso.

Isso pode até parecer uma forma de cortar custos. Mas, Nakano explicou que o mangá é produzido em cronogramas incrivelmente apertados. Por isso, economizar um pouco de tempo em algum processo significa que ele poderá ser empregado em outro lugar.

Olhando dessa maneira, faz muito sentido os cabelos loiros de Goku, quando ele está como um Super Saiyajin. Não ter que colorir os cabelos do herói, dá a Toriyama muito mais tempo para trabalhar com as poses, as linhas, o layout e outros aspectos mais dramáticos e dinâmicos das cenas.

Mudanças ocorridas

Porém, tudo isso levanta outra questão: por que não deixar apenas loiros os cabelos do Goku desde o início?

Quem já está familiarizado com a franquia desde o início pode confirmar. Dragon Ball começou como um tipo muito diferente de série. A princípio era uma série de aventura peculiar, antes de se tornar o épico de artes marciais.

É bem provável que Toriyama simplesmente não estivesse pensando tão adiante quando projetou o personagem pela primeira vez. Ou simplesmente, não esperava que a série continuaria firme e forte mais de 30 anos depois.

Fontes: Livedoor News via Hachima Kiko /SoraNews24

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link