7 curiosidades sobre Sakura no Japão

A temporada de Sakura no Japão começou mais cedo em 2018, nove dias para sermos exatos. Foi possível observar as flores no dia 22 de março em Kyoto, dia 19 em Fukuoka e dia 20 em Osaka.

Em outros locais ainda será possível observá-las no mês de abril e maio, entre os dias 16 de abril ao dia 06 de maio em Aomori, Akita, Iwate, Matsumae, Hakodate e Sappporo. Por isso, em homenagem a uma das temporadas mais belas, conheça 7 curiosidades da Sakura no Japão.

1.Mais de 600 espécies

Prunus Kanzan Sakura
Prunus Kanzan

Existem muitas espécies de Sakura no Japão, mais de 600. Além disso, podemos observar sakura com cinco pétalas (as mais populares), mas tem espécies com até 28, que se chama Prunus Kanzan.

Sakura Somei Yoshino

A do tipo Somei-yoshino é a mais comum, além de ser a imagem que as pessoas tem das Sakuras pelo mundo. Ela possui uma coloração mais delicada, um rosa quase branco.

2.Uma semana

pétalas Sakura

O florescimento das Sakuras duram pouco, cerca de apenas uma semana. Durante esse período as pétalas caem aos poucos, deixando a paisagem muito bela. Inesquecível.

3.Importadas

Difícil não relacionar a Sakura com o Japão, concordam? Ela se tornou símbolo do Japão ao longo dos tempos, porém cerca de 40% das árvores de Sakura são importadas de outros países.

Leia também

Sakura no Brasil: saiba onde e quando encontrar

Geleias de Sakura com flores de cerejeira de verdade encantam os consumidores do Japão

4.Simbolismo

As flores de sakura são símbolos de beleza e da fragilidade da vida. Além disso, são a representação do início da primavera, a honra de alguém amado, sabedoria e do caminho da iluminação.

5.Data oficial

O dia 27 de março (primeiro mês da primavera) é o dia oficial das sakuras no Japão, mas a data foi oficializada apenas em 1992. Para escolher qual seria o dia, foi decidido multiplicar os números correspondentes as duas primeiras sílabas, SA (san) = 3 e KU (kyuu) = 9.

6.Código samurai

De acordo com a tradição cultural do Japão, um guerreiro samurai ou mesmo um ronin deveria viver intensamente e morrer jovem. Por isso, as pétalas de sakura caídas representam a reincarnação de um guerreiro morto no campo de batalha.

7.Tudo de Sakura

bolo de sakura

Existem comidas, bebidas e até materiais de escritório de Sakura no Japão. A cada temporada, os japoneses lançam essas novidades para o público, por isso, a temporada é boa para levar para casa muito omiyage especial. As bebidas de Sakura da rede Starbucks são uma das mais aguardadas.

Créditos imagem de capa: Japan Forward

 

Comentários

Copy link