Exposição exibe um espécime real de taxidermia de um demônio japonês

Uma exposição de verão promete dar arrepios na espinha com a taxidermia de um kudan. Trata-se de um yokai (demônio japonês) bovino com rosto humano. Dá uma conferida!

Leia também:

Demônio Japonês

Hoje, 4 de abril, quando Tokyo experimentou seu primeiro natsubi (夏日 literalmente, um “dia de verão”). Quando as temperaturas chegaram a 25 graus Celsius, muitas pessoas já começaram a pensar em suas atividades de verão.

No Japão, uma das formas tradicionais de se refrescar é sentindo arrepios na espinha ouvindo kaidan, (談 談 “histórias de terror”) sobre fantasmas, e yokai (monstros sobrenaturais, espíritos e demônios do folclore japonês).

Para os fãs de todas as coisas assustadoras do Japão, já começaram as exposições de verão. Um dos destaques é a chance rara de ver um espécime de taxidermia, conhecido no Japão como uma forma muito particular de demônio.

Kundan

Uma das premiadas posses do romancista, roteirista e renomado colecionador de curiosidades e monstruosidades Hirokatsu Kihara, é o espécime de taxidermia que, indubitavelmente, atrairá uma multidão para esta exposição, aberta no dia 21 de abril. Trata-se de um kudan, um yokai bovino com rosto humano.

De acordo com o comunicado à imprensa, acredita-se que um kudan seja capaz de profetizar o futuro. Por esta razão, a sua aparência foi tradicionalmente desenhada em talismãs, para afastar o mal e trazer boa sorte.

Um Santuário Yokai especial será montado na exposição, com o kudan exibido como um shintai (corpo 体 ).

Também, quem quiser se beneficiar com sua proteção poderá tirar uma foto Polaroid posando junto com ele (por 500 ienes).

Yokai

Os entusiastas de yokai e das artes visuais tradicionais do Japão, também terão a chance de ver pela primeira vez, em uma exposição pública, o rolo de papel de parede da “Noite da Parada dos Cem Demônios” (巻 鬼 夜行 絵 巻). Uma impressão colorida, de Tales of Shiranui (譚 縫 譚). Além de outros itens raros, fornecidos pelo etnógrafo Koichi Yumoto, o orgulhoso proprietário da maior coleção de itens relacionados ao yokai no Japão.

Se você não é tão fã de taxidermia e outras curiosidades assustadoras, você pode apreciar as artes de Katsushika Hokusai.  Como sua famosa série “One Hundred Ghost Stories” (Cem histórias de fantasmas). Assim como, Bancho Sarayashiki e The Ghost of Oiwa, também emprestada dos arquivos de Koichi Yumoto.

Esta última obra, também é conhecida como Yotsuya Kaidan, do santuário assombrado de Oiwa, está em Yotsuya, Tokyo. Em uma outra exposição, aberta ao público, caso você se atreva a fazer uma visita.

A assustadora exposição de taxidermia é patrocinada pela Aichi Television Broadcasting. Ela acontece de 21 de abril a 13 de maio, na galeria East Building. No 8º andar da loja de departamentos PARCO, em Nagoya.

Para mais detalhes, você pode visitar o site (em inglês) aqui.

Fonte: Grape

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link