Se você pretende visitar o país do sol nascente, não pode deixar de fazer uma visita a um dos jardins mais bonitos de bonsai.
O Omiya Bonsai Village fica na cidade de Saitama e os próprios moradores cultivam seus jardins com bonsais no Japão, com tradição há mais de 90 anos.
Omiya Bonsai Village
Tudo começou quando um pequeno grupo de profissionais cultivadores de bonsai migrou de Tóquio para Saitama, logo depois do terremoto Great Kanto em 1923. Em 1925 eles se estabeleceram e formaram o Omiya Bonsai Village.
Atualmente, a vila é reconhecida mundialmente e já sediou uma competição mundial em 1989. Ela durou quatro dias e reuniu 1,200 amantes de bonsai de 32 países.
Além disso, quem cultiva jardim de bonsai em Omiya e mora no local deixa a propriedade aberta para os turistas. Cada família fica responsável por decorar e cuidar do jardim aberto, por isso, cada uma é especial e diferente.
Leia também
- Quanto custa uma viagem de turismo ao Japão
- Artista japonês cria incríveis árvores de bonsai com centenas e ultra miniaturas de origami de tsuru
- De artesanato à culinária japonesa: experimente alguns cursos em Tokyo
Inicialmente era possível visitar 30 jardins, mas atualmente restaram apenas seis famílias. Para quem não se contentar com a visita, pode ir ao museu, que fica em Omiya. Lá será possível ver mais de 120 espécies, alguns com mais de 1,000 anos.
- Endereço: Omiya Juno-cho 1-8 Saitama-Shi, Saitama 330-0805.
- Cinco minutos de caminhada da estação JR Toro.
- Funciona de sexta à quarta, das 9hs às 16hs.
História do Bonsai
O bonsai está intimamente ligado com três conceitos: estético, artístico e espiritual. Originário da China (Penjing), foi apresentada para o Japão no começo do século VII em um conto que mencionou a prática chinesa.
“Somente quando é mantido perto de seres humanos que a moldam com amor e carinho é que sua forma e estilo adquirem a capacidade de mover o todo.”
Esse trecho do conto deixa expresso uma boa parte da filosofia por trás dos bonsais.
Porém, foi a partir do século XII que foram introduzidos as tradições culturais japonesas. Com influência do sacerdote e poeta japonês Kokan Shiren, o país criou sua própria expressão artística.
Aliás, o próprio nome Bonsai é, em partes, uma obra de Shiren chamada Bonseki, mas só no começo do século XIX que o nome foi oficializado.
De acordo com a filosofia do bonsai, cuidar de um exige tempo, dedicação e disciplina, é uma atividade meditativa (característica da escola Zen de budismo).
Então, com os ensinamentos certos, uma pessoa pode se salvar do ciclo de renascimento e morte (Samsara) e atingir (ou recuperar) a iluminação, a budeidade.