Não importa qual motivo, se um dia você precisar usar táxi no Japão, saiba o que fazer. Primeiro, o Uber não é popular no país e já foi considerado ilegal em algumas regiões, então, a disponibilidade do serviço é bem limitada.
Como pedir táxi no Japão
Os táxis são bem fáceis de reconhecer, a cor do carro costuma variar de acordo com a região.
Geralmente, o motorista sinalizará se estiver disponível através de uma placa acoplaca ao carro, parecido com o que temos no Brasil. Porém com uma diferença, a luz vermelha é livre e a luz verde é ocupado.
Muitos hoteis e restaurantes possuem cortesia em chamar um táxi para os clientes, mas se quiser pode tentar pegar um na rua, acenando a mão, assim como no Brasil.
Esteja preparado
Nem todos os motoristas falam inglês, por isso, certifique-se de ter o endereço do seu hotel sempre anotado com você. Além disso, sempre ande com uma quantidade de dinheiro em espécie.
Não tente abrir a porta
Não tente abrir a porta, a maioria dos táxis no Japão possuem portas automáticas. O motorista controla a abertura e fechamento das portas de seu veículo.
Confira as formas de pagamento
Felizmente, muitos aceitam pagamento através do cartão Suica e Pasmo, além de aceitar cartão de crédito. Porém, é bom confirmar as opções com o motorista. Cada região possui uma tabela para cobrar o percurso da corrida.
Instale um aplicativo
Considere instalar um aplicativo no seu celular, assim poderá ter a facilidade de saber o trajeto e o preço médio da corrida.
O Japan Táxi é um bom exemplo. Ele usa o GPS do celular para localizar um carro que esteja disponível em 47 prefeituras.
Leia também
Não tente dar gorjeta
A regra de não dar gorjetas aplica-se aos táxis também, insistir pode ser rude.
As tarifas costumam ser caras, mas se perder o trem no Japão, o táxi é um alternativa segura para voltar ao hotel em sua viagem. Tem mais alguma dica? Deixe nos comentários.