Visto para yonsei será liberado em julho

O ano de 2018 é de comemoração para muitos descendentes japoneses da quarta geração que vivem no Brasil.

Afinal, depois de muito tempo de espera, anunciaram quando finalmente liberarão o visto para yonsei: a partir do mês de julho. Porém, as restrições polêmicas e que causaram debates continuam.

Visto para yonsei

As exigências para tirar o visto para yonsei causaram bastante polêmica entre a comunidade quando foram divulgadas, pois são mais exigentes dos que solicitados para os nisseis (2ª geração) e sanseis (3ª geração).

Até o comunicado liberado no último dia 30 de março pelo Ministro da Justiça, muita gente ainda tinha esperança de que algumas concessões fossem feitas. Confira os critérios.

  • Renovação do visto a cada ano;
  • 18 a 30 anos de idade;
  • Conhecimentos em japonês para falar, ler e escrever no nível básico (4) do Exame de Proficiência de Língua Japonesa;
  • Não pode levar familiares;
  • Ter contrato de trabalho;
  • Sem antepassados criminais;
  • Plano de saúde;
  • Ter familiares no Japão ou empregadores para oferecer suporte;

Leia também

Visto para o Japão: quando um yonsei pode ser considerado sansei?

Governo japonês define critérios para concessão de visto para yonsei

Além disso, para renovar o visto no Japão, o nível de proficiência na língua japonesa (JLPT) deverá ser maior: no nível 3.

No entanto, quem já tiver conhecimentos sobre a língua japonesa pode já se adiantar e tirar o certificado nesse nível, porém, inicialmente o exigido para tirar o visto será o nível 4.

JLPT

O Exame de Proficiência em Língua Japonesa é disponível nas principais cidades do Brasil e geralmente acontecem no mês de dezembro. Porém, o resultado é apenas dilvulgado no ano seguinte, no mês de março.

Além disso, os períodos de inscrições costumam acontecer em agosto ou setembro, são feitos através do Centro Brasileiro de Língua Japonesa e custa em média R$ 120,00 para o nível 4.

Então, se ainda não fez o teste, confira o manual do JLPT elaborado pela Fundação Japão, clique aqui.

A notícia do visto foi boa não apenas para a comunidade de descendentes do Japão, é esperado que nikkeis do Peru e dos Estados Unidos também se beneficiem. A estimativa é que sejam liberados 4,000 vistos anuais.

Apesar de muitos yonseis irem com o objetivo de trabalhar, a justificativa da liberação do visto para yonsei, segundo o Ministério da Justiça, será facilitar laços com o Japão para os descendentes que desejam se conectar com seus antepassados.

No demais, gostaríamos que os yonseis se manifestem. O que vocês acharam da liberação do visto e das exigências?

Fontes: Japan Times e Asahi Shimbum

visto para yonsei no Japão
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link