Produzir o washi é tão sofisticado quanto a filosofia do povo japonês. Conheça um pouco sobre esse delicado, e ao mesmo tempo resistente, papel!
Washi: O Papel Tradicional do Japão
Washi é o termo usado para descrever o papel de estilo japonês. A propósito, “Wa” e “Shi” significam “japonês” e “papel” respectivamente.
Washi é um papel tradicional japonês que é comumente feito usando fibras da casca de árvores e outras plantas, como bambu, cânhamo, arroz e trigo.
Usado em um amplo espectro de produtos, o washi produz desde sacos de papel até fitas adesivas. Além do conhecido papel de origami.
Este papel pode ser usado de várias maneiras inovadoras, por isso é tão surpreendente. Ele pode ser encontrado até mesmo em tecidos para roupas infantis!
Bonito e durável
O processo de fazer o washi é complicado e um processo longo, mas geralmente é durável e quase sempre bonito.
O washi feito em certas regiões tornou-se o Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2014.
Diz-se que a criação de washi começou em torno do século VII ou VIII, quando sua cultura foi importada da Ásia continental.
Uma característica especial deste papel é que o washi feito à mão pode durar mais de mil anos. Por outro lado, o papel comum feito à máquina duraria apenas cem anos.
Fita washi para decoração
O washi pode ser usado para lanternas, portas de correr shoji, ukiyo-e, origami e muitas outras artes tradicionais do Japão.
Atualmente, á a fita washi está ganhando popularidade no DIY. Ela é parecida com uma fita adesiva, mas tem de diferentes tipos e modelos. Suas diferentes cores, e padronagens encantadoras, podem ter várias aplicações na decoração.
Veja abaixo, algumas aplicações e usos da fita:
A parte complicada é que quando os japoneses ouvem a palavra “washi”, imaginam apenas uma folha de papel; enquanto que os estrangeiros podem confundir com a fita washi. A fita washi é também sinônimo de “fita adesiva” no Japão.
Washi de Echizen, na prefeitura de Fukui
Você pode ver e encontrar muitos tipos de papel washi, principalmente em Kanazawa. Lá, até o jornal tradicional da cidade é chamado de “Echizen Washi”. Ele é muito famoso no Japão.
Mas, um pouco diferente de Kanazawa, em Toyama, Kyoto e até em Tokyo você pode experimentar fazer seu próprio papel washi.
No vídeo abaixo você pode ter uma ideia da produção do papel e das lindas flores de washi.
Apaixonante! Concordam?
Leia também:
- Teste japonês revela sua personalidade através de um único e simples desenho
- Japoneses se apaixonam pelo hilário cachorro que persegue o carro do Google Street View