Esqueça o Halloween, o verão no Japão é época para as lendas urbanas e histórias de fantasmas. E essa da boneca assombrada “Okiku” é de arrepiar!
Boneca assombrada
Com o verão se aproximando rapidamente, vamos dar uma conferida em uma das histórias de fantasmas mais horripilantes do Japão. E que faz muito sucesso entre os que curtem este gênero de gelar as espinhas.
Trata-se da história de uma boneca assombrada que assume muitas formas. Mas, a mais popular no Japão é a de “Okiku”, uma boneca que mora no Templo Mannenji, em Hokkaido.
Como todas as boas lendas, a história tem muitas versões diferentes que se misturam e combinam detalhes. Isso tudo, para obter a maior reação do leitor, ou seja uma sensação de horror.
Diz o conto que a boneca foi comprada em Hokkaido, em 1918, por um menino de dezessete anos, Eikichi Suzuki. E ela foi dada à sua irmã de três anos, chamada Kikuko (às vezes, também chamada de Kiyoko em outras histórias). Então, dizem que a garotinha amava tanto sua boneca que a levava junto dela para todo lugar. Até mesmo na hora de dormir, em sua cama.
A boneca tinha um estilo de cabelo conhecido como “okappa“, comum nas bonecas tradicionais japonesas. Este cabelo tem o comprimento cortado na altura do queixo e tem uma franja curta na testa.
No entanto, infelizmente, Kikuko morreu repentinamente no ano seguinte, depois de pegar um resfriado. A família guardava a boneca no santuário da casa para recordar e rezar para ela. E eles a chamavam de “Okiku” depois da criança falecer.
Mas, aos poucos, eles começaram a notar algo estranho. O corte de cabelo okappa clássico de Okiku foi lenta, mas seguramente, crescendo. Isto foi visto como um sinal de que a boneca estava possuída pelo espírito inquieto da menina.
Boneca no Templo
Anos mais tarde, em 1938, o pai de Kikuko deu a boneca Okiku ao Templo Mannenji para ser cuidada. Pois ele e sua família tiveram que se mudar para o continente para irem trabalhar. Mas, ainda hoje, você pode ir ao templo em Hokkaido para ver Okiku com seus próprios olhos. Mas, não é permitido fotografar.
Dizem também, que até um exame científico foi feito em Okiku. E ele confirmou que o cabelo era de uma criança humana. Agora, a boneca exibida no templo tem os cabelos até os joelhos. E, supostamente, continua a crescer mesmo após alguns cortes periódicos.
Mas, quem seria corajoso o suficiente para cortar os cabelos de Okiku? Talvez um monge do templo tenha tido um sonho em que a boneca transmitiu o seu desejo. E, geralmente, o que as bonecas assombradas querem, as bonecas assombradas conseguem.
Outra notícia assustadora é a de que a boca de Okiku está lentamente se abrindo. E ainda, que se você olhar bem dentro dela, poderá até ver o crescimento de seus dentes…
Não fica com medo não!
Leia também:
- Conheça as lendas urbanas japonesas que inspiraram filmes de terror assustadores
- Exposição exibe um espécime real de taxidermia de um demônio japonês
Fonte: grape.jp