Da nossa série de artigos sobre curiosidades, conheça algumas coisas muito legais sobre o transporte público no Japão.
A estação mais lotada do mundo
A estação de Shinjuku é bem movimentada, além disso, é enorme. 3,6 milhões de passageiros por dia.
Para se ter ideia, a estação da Sé na cidade de São Paulo tem movimentação de 536 mil pessoas diariamente, segundo dados da Secretaria dos Transportes Metropolitanos de 2017.
A estação de Shinjuku é tão grande que em 2016, a empresa East Japan Railway lançou um aplicativo exclusivo disponível em inglês e japonês para ajudar turistas e residentes, que acabam se perdendo também.
O aplicativo tem localização por Gps para ajudar o usuário, além de oferecer a melhor rota de destino dentro da estação. Aliás, o país tem as estações mais movimentadas ainda na lista mundial com Shibuya, Ikebukuro, Umeda e Yokohama.
Estação aberta apenas duas vezes ao ano
Enquanto o Japão tem a estação mais movimentada do mundo, existe também uma que abre apenas duas vezes ao ano em decorrência de um festival do templo Tsushima, nos dias 4 e 5 de agosto. É a estação Tsushimanomiya na ilha de Shikoku.
A linha mais longa
A cerca de uma hora de Tóquio fica Chiba que tem a linha suspensa mais futuristica e longa. O trem percorre mais de 15 km.
Vagão só para mulheres
Com o transporte público mais lotado do mundo, casos de chikan, os pervertidos do metrô e trem são comuns. O problema é tão sério que o país implementou vagões exclusivos para mulheres nos horários de pico.
Leia também
Suicídios são frequentes
Infelizmente problemas no metrô e trem acontecem por conta de pessoas que se jogam nas linhas. Esse locais são frequentemente escolhidos pelos suicidas no Japão.
A estação Shin-Kowa em Tóquio tem uma fama sombria, de ser a mais escolhida. Atrasos são reportados para tirar objeto da pista, mas no consciente coletivo os japoneses sabem o que isso significa.
Estação Hello Kitty
Se tratando do Japão, é de se esperar algo kawaii. A estação fica na Tama-Center Station, na parte sudeste da cidade de Tóquio.
Além da decoração dedicada a uma das personagens japonesas mais famosas, a companhia West Japan Railway já disponibilizou trens da Hello Kitty em 2018.
Fonte: Culture Trip
Créditos imagem principal: Satoko Kawasaki