Por que Akihabara quando resumido fica “Akiba?” O motivo histórico pode te surpreender

Por que o bairro mais otaku e tecnológico de Tóquio, Akihabara, não é chamado de “Akiha” no lugar de seu carinhoso apelido “Akiba”?

Akihabara já teve outro nome

Os japoneses, e todo mundo, ama Akihabara, em Tóquio. Visto como um bairro louco que possui de tudo um pouco. Desde maid cafes onde você pode malhar com empregadas domésticas até a possibilidade de casar-se na realidade virtual dentro de um anime.

Mas Akihabara nem sempre foi um bairro lotado de otaku e tecnologia. E também, se você quiser descobrir a origem do nome abreviado de Akihabara (que é frequentemente referido como “Akiba” por residentes e fãs), então precisa voltar mais de cem anos na história do Japão.

▼ Não seria mais sensato chamá-lo de “Akiha”?

Antes do século XX, o Japão tinha muitos problemas com incêndios, principalmente na capital Edo (atual Tóquio). Pois haviam muitos edifícios de madeira, além de muito próximos, o que fazia com que o fogo se espalhasse rapidamente.

Chinkabara

Foram mais de 14 “grandes incêndios” de 1600 a 1855, em Edo. Que mataram de milhares a centenas de milhares de pessoas. E eram tão comuns que na época havia um ditado popular que dizia: “Incêndios e brigas são as flores de Edo”.

Então, finalmente, em 1869, o governo Meiji ergueu uma área em Edo chamada “Chinkabara” (atual local de Akihabara), tida como uma “área à prova de fogo”. Até seu nome “Chinkabara” se traduz como “campo de fogo extinto”.

▼ Foto da área de Akihabara em 1889. Não parece muito mais à prova de fogo do que outras cidades japonesas da época. Mas, deve ter funcionado.

E, apenas para ter mais proteção e segurança, eles levaram Akiba Daigongen (a deidade budista japonesa / kami à prova de fogo) transferida de Enshu (atual Shizuoka) para ser consagrada neste novo local.

… Você captou o nome dessa divindade? É Akiba Daigongen, como “Akiba”, que significa “folhas de outono”, outro eufemismo para o fogo. É a partir daí que a mudança de nome começa.

▼ Quem sabe, se eles simplesmente investissem em um corpo de bombeiros?

Proteção contra incêndios

Como o nome do local era “Chinkabara”, o santuário criado para a divindade foi originalmente chamado de “Chinka Jinja” (Santuário de Chinka). Mas o nome da divindade era “Akiba”, então todo mundo a chamava de “Akiba Jinja”.

Eventualmente, o nome do templo mudou de “Chinka” para “Akiba”, então as pessoas começaram a chamar a própria área, o bairro, de “Akiba”.

Havia um monte de nomes diferentes para o local e alguns deles eram a mistura de “Chinkabara” ou “Akiba”, como “Akibahara” ou “Akibappara”.

Mas foi em 1890, quando o local recebeu uma estação de trem e precisava ser oficialmente nomeado que foi chamado de “Akihabara”. Embora ainda fosse apelidado de “Akiba”. Um nome que dura até hoje.

▼ “Akiba”, que uma vez foi sinônimo de incêndios, de templos e de uma divindade, agora é sinônimo de “cafés de empregada” (Maid Cafes).

Então é isso, podemos agradecer a deidade à prova de fogo por este nome carinhoso e moderno de Akihabara.


Leia também:


Fontes: Akihabara Denki Machi Shinkokai via My Game News Flash / SoraNews24

akihabara
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link