Butsukariya: Homens que se chocam propositalmente contra as mulheres nas estações lotadas do Japão

Um vídeo gravado na estação mais movimentada de Tokyo traz à luz um problema do qual as mulheres japonesas se queixam há anos: o butsukariya.

Leia também:

Butsukariya

Há muito o que amar nos trens limpos, pontuais e acessíveis do Japão. Mas como todas as coisas neste mundo, viajar de trem no Japão pode ter elementos positivos e negativos.

Para as mulheres, de longe a coisa mais desagradável é estar próxima de um chikan, homens que aproveitam as condições congestionadas dos trens para assediar as mulheres.

E agora aparece mais um espécime indesejável para as mulheres que utilizam os trens do Japão: o butsukariya.

Diferente do chikan, que cometem seus crimes nos trens, os butsukariya distribui seus desprezíveis encontrões e empurrões dentro das estações. Propositalmente e com força, enquanto atravessam rapidamente a estação.

No entanto, as mulheres se queixam dos butsukariya já há algum tempo, mas a questão tem recebido pouca atenção. Boa parte se deve ao fato das principais estações ficarem muito lotadas nos horários de pico. O que contribui também para que os infratores usem isso como justificativa de um esbarrão acidental.

Indignação online

Porém, um vídeo gravado dentro da Estação Shinjuku de Tokyo, a estação mais movimentada do mundo, está causando indignação online.

https://twitter.com/FNN_News/status/1001727336016855042

Ele foi gravado por um estudante que estava de passagem pela estação e publicado pela agência de notícias FNN.

O vídeo, que foi feito em 25 de maio, mostra um homem com uma mochila batendo repetidamente nas mulheres. A maioria delas andando em sua direção oposta. Mas ele também empurra uma mulher por trás, não dando a ela nenhuma chance de evitar, ou de se preparar, para o impacto.

Como dissemos, a Estação Shinjuku é incrivelmente lotada. E a psicologia humana pode descobrir que se você está andando sozinho, os grupos maiores não dão lugar a você.

Então, em Shinjuku é fácil esbarrar nas pessoas sem ter qualquer intenção maliciosa. Principalmente quando se caminha contra o fluxo maior de pessoas.

No entanto, os passos do homem parecem bastante decididos. E o fato dele esbarrar apenas em mulheres torna difícil de acreditar que ele não esteja fazendo isso intencionalmente.

O silêncio só piora a situação

Assim como os chikan, os butsukariya aproveitam a tendência da sociedade japonesa de evitar confrontos físicos e controlar a raiva.

Isso, torna as coisas ainda mais difíceis. Pois, quando as vítimas dos butsukariya percebem o que aconteceu, eles já se misturaram na multidão ou até mesmo pularam para dentro de um trem a fim de fugir.

Providências

Ciente deste caso do vídeo e de outros anteriores, a operadora ferroviária Japan Railways, que administra a estação onde ele foi gravado, instruiu seus seguranças a observarem com mais diligência os butsukariya, além de e agir rapidamente caso vejam algum.

Fontes: FNN Prime / Twitter / @ FNN_News / SoraNews24

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link