O vídeo feito na estação de Shibuya, em Tokyo, mostra o “kirikusha” em ação. Conheça um desses versáteis caminhões das ferrovias.
Caminhões das ferrovias
Além de serem limpos e pontuais, os trens japoneses podem ter algumas características surpreendentes. Entre interiores elegantes e a companhia de ícones da cultura pop, como Pikachu e Hello Kitty, o inesperado é sempre um bom marketing para os trens do Japão.
Mas, neste caso, o usuário japonês do Twitter, @ hiiq195, estava recentemente aguardando seu trem na plataforma, que ele disse ser a Estação Shibuya, em Tokyo (embora aos nossos olhos pareça mais com a Estação Harajuku) quando viu um automóvel trafegando sobre os trilhos.
Normalmente, você chamaria esse veículo de trem, mas neste caso, talvez esse não seja o termo correto.
JR渋谷駅・線路切替工事を見物した帰り。「線路の上をトラックが走って来た」と驚いていたら、更に… pic.twitter.com/uiGxv5HjlD
— ひらやま195 (@hiiq195) May 26, 2018
Enquanto trafega sobre os trilhos, o design geral do veículo é o de um caminhão. E este não é um traje cosplay veicular.
Na verdade, ele é equipado com um conjunto completo de pneus, que ficam suspensos no ar, enquanto o veículo levantado se move ao longo da estrada com rodas de ferro.
Então, se não é um caminhão e não é um trem, o que é? Em japonês, ele é chamado de “kirikusha”, que significa literalmente “veículo ferroviário/terrestre”.
Os kirikusha são utilizados para a construção e manutenção de redes ferroviárias. Onde os próprios trens não são uma opção viável, já que a pista não pode ser utilizada enquanto o projeto está em andamento.
De volta para o asfalto
Mas como o kirikusha se alterna entre o trilho e a estrada? O método mais simples é simplesmente usar cruzamentos ferroviários. Em vez de atravessá-los, como trens e carros, os caminhões fazem uma volta de 90 graus e depois recolhem suas rodas de uso ferroviário.
▼ Agora, o kirikusha do vídeo acima, despreocupadamente, volta para o asfalto.
しばらくした後、トランスフォームして、何食わぬ様子で道路に走り去っていった。鉄陸両用なんだ。運転免許はどうなっているのだろう。 pic.twitter.com/9dU3PPiIqB
— ひらやま195 (@hiiq195) May 27, 2018
Infelizmente, os kirikusha são para o uso restrito das empresas. Então você não poderá alugar um em suas próximas férias no Japão. Mas se vir um desses, entenderá o que um caminhão está fazendo sobre os trilhos.
Você já conhecia esses versáteis caminhões ferroviários?
Leia também:
- Câmeras de segurança com Inteligência Artificial chegam às lojas no Japão e reduzem os furtos em 40%
- Novas e elegantes placas de automóveis permitem que os japoneses demonstrem orgulho por sua região
Fontes: Twitter / @ hiiq195 via Hachima Kik e SoraNews24