Gata Hachi com sobrancelhas em formato de kanji 8 no Japão vira sensação

Na capital da província de Ibaraki, Mito, um pequeno milagre (que hoje é uma celebridade e atrai pessoas de todo Japão) nasceu um mês após o grande terremoto de 2011. Conheça a adorável e curiosa gata Hachi.

Hachi: a gata da sorte

Hachi

Em uma pequena tabacaria na rua norte da JR Mito Station, Kaori Hasegawa é proprietária e trabalha na loja. Durante a semana ela possui uma agradável companhia: a gata Hachi.

Hachi é especial, pois o formato de suas sobrancelhas forma o kanji número 8, considerado da sorte no Japão.

A história de Hachi começa com Yoichida Maeda, um editor local que a adotou para renovar as energias após o desastre que ocorrera no país em 2011.

Um dia, Maeda passou pela tabacaria de Hasegawa e perguntou se ela poderia cuidar de Hachi durante o dia enquanto ele trabalhava. Ele morava sozinho e não queria que a gata ficasse sozinha. Além disso, Hachi poderia levar sorte ao negócio de Kaori.

Deu certo, desde que a adorável gatinha chegou na loja de Kaori, as pessoas dizem que coisas boas aconteceram em suas vidas. Principalmente depois de olhar para Hachi. Por causa de suas sobrancelhas, a gata atrai turistas e curiosos para a loja.

Leia também

Descubra o motivo de não existir um ano novo japonês

Casal japonês faz chapéus para gatos usando seus próprios pelos e transforma-os em figuras populares

Vida de cão e gato: conheça a realidade dos pets abandonados no Japão

O número oito no Japão

Kanji 8

Apesar do número oito ser considerado o número do infinito em algarismos romanos e até mesmo em partes da cultura japonesa, o ideograma hachi representa “abertura da sorte”.

É uma herança do intercâmbio cultural com a China. No Japão, esse kanji é considero um Suehirogari (末広がり), uma palavra que expressa a ideia de aumento da prosperidade ao longo do tempo.

Quem já foi ao Japão deve ter reparado em muitas placas de carro com mais de uma repetição do número 8. É um número muito recorrente na sociedade japonesa.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa Newsletter e receba conteúdo do Japão.

Gata Hachi Japão

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link