Na capital da província de Ibaraki, Mito, um pequeno milagre (que hoje é uma celebridade e atrai pessoas de todo Japão) nasceu um mês após o grande terremoto de 2011. Conheça a adorável e curiosa gata Hachi.
Hachi: a gata da sorte
Em uma pequena tabacaria na rua norte da JR Mito Station, Kaori Hasegawa é proprietária e trabalha na loja. Durante a semana ela possui uma agradável companhia: a gata Hachi.
Hachi é especial, pois o formato de suas sobrancelhas forma o kanji número 8, considerado da sorte no Japão.
A história de Hachi começa com Yoichida Maeda, um editor local que a adotou para renovar as energias após o desastre que ocorrera no país em 2011.
Um dia, Maeda passou pela tabacaria de Hasegawa e perguntou se ela poderia cuidar de Hachi durante o dia enquanto ele trabalhava. Ele morava sozinho e não queria que a gata ficasse sozinha. Além disso, Hachi poderia levar sorte ao negócio de Kaori.
Deu certo, desde que a adorável gatinha chegou na loja de Kaori, as pessoas dizem que coisas boas aconteceram em suas vidas. Principalmente depois de olhar para Hachi. Por causa de suas sobrancelhas, a gata atrai turistas e curiosos para a loja.
Leia também
Descubra o motivo de não existir um ano novo japonês
Casal japonês faz chapéus para gatos usando seus próprios pelos e transforma-os em figuras populares
Vida de cão e gato: conheça a realidade dos pets abandonados no Japão
O número oito no Japão
Apesar do número oito ser considerado o número do infinito em algarismos romanos e até mesmo em partes da cultura japonesa, o ideograma hachi representa “abertura da sorte”.
É uma herança do intercâmbio cultural com a China. No Japão, esse kanji é considero um Suehirogari (末広がり), uma palavra que expressa a ideia de aumento da prosperidade ao longo do tempo.
Quem já foi ao Japão deve ter reparado em muitas placas de carro com mais de uma repetição do número 8. É um número muito recorrente na sociedade japonesa.
Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa Newsletter e receba conteúdo do Japão.