Já imaginou um pequeno aquífero de água cristalina na sua cozinha e com belos e charmosos ajudantes? No distrito de Harie, em Takashima, na província de Shinga, essa é a realidade de seus moradores.
Harie
Localizada a 1,5 km do rio Biwa, Harie transborda charme, elegância, beleza, genialidade e harmonia pelo estilo de vida de seus moradores. O distrito é irrigado por diversos canais livres de resíduos químicos e contaminação orgânica.
E os responsáveis por uma água tão impecável? As carpas. Sim, os magníficos peixes mitológicos japoneses se alimentam de todo e qualquer resíduo orgânico na água.
Podemos dizer, que Harie é uma vila da água. Afinal, ela é aproveitada também na irrigação dos campos de arroz. Além disso, vai para as casas e volta para a natureza totalmente limpa e cristalina. Pronta para o ciclo recomeçar.
Leia também
Você já bebeu água da torneira no Japão?
Por que os estudantes japoneses limpam suas próprias escolas?
Conheça 5 palavras japonesas que você deve evitar
Koi
As carpas consomem qualquer resto orgânico. Enquanto se alimentam fazem a limpeza da água em uma troca justa. Eles vivem por todos os rios e todo residente de Harie tem uma pequena casa chamada Kabata, com água vindo do rio e Koi nas águas.
Além disso, os moradores lavam os vegetais, jogam restos de comida orgânica e até conservam alimentos de tão limpa que a água das Kabatas é.
A natureza é respeitada e os residentes de Harie mantêm um ciclo vivo. Para não agredir a natureza e devolver água suja, todo mundo usa sabão ecológico.
Eles são populares no Japão juntamente com outras comunidades que fazem o mesmo. Por isso, muitos turistas visitam o local e os moradores estão acostumados a dividir um pequeno pedaço de seu cotidiano.
Eles tem guias que falam inglês e fazem um tour completo pela casa das pessoas e das Kabatas de Harie.
Dizem que a água de Harie possui um gosto especial e varia de acordo com cada estação.
Notoriedade e fama
Respeitosamente conhecida como Shozu (água viva), a água que abastece o lago Biwa vem das montanhas de Hira. Essa tradição remonta 300 anos de história, cultura e tradição.
Porém, a fama do distrito é recente, após um programa produzido pela emissora japonesa NHK, pessoas do mundo inteiro começaram a viajar para Harie para ver de perto as belezas, o sabor da comida e da água de lá.
Para manter o equilibrio entre as pessoas e a natureza, um comitê de voluntários foi formado para guiar os turistas e arrecadar fundos para a manutenção dos canais. Bem legal.
Já visitou Harie? Deixe um comentário.