O verão japonês bate recordes de calor vem batendo recordes de calor a cada ano. Em Tóquio, por exemplo, os termômetros chegam a registrar 40 graus, além disso, o calor é úmido, ou seja, praticamente uma sauna. Com a onda de calor, surge um problema comum da época: o natsubate.
Natsubate
O termo natsubate têm um significado próximo a “fadiga de verão”, muitos são acometidos pelo mal nessa época do ano, que começa no mês de julho.
Sintomas
- Perda de apetite;
- Baixa energia;
- Fadiga;
- Perca de foco;
- Interesse ou simples vontade de não fazer nada;
- Depressão;
- Diarréia;
- Mal-estar constante;
- Insônia;
- Dores de cabeça;
- Constipação;
- Náuseas e vômito;
- Irritação;
Do lado de fora é muito quente, do lado de dentro o ambiente é seco e gelado por causa do ar condicionado. Esse entra e sai de um local para o outro pode causar o natsubate.
Em alguns casos, o organismo não consegue resfriar o corpo de maneira adequada ou é sobrecarregado, isso causará a fadiga, o cansaço e o mal-estar.
A dificuldade em dormir no calor, faz com que as pessoas acabem abusando do ar condicionado durante o sono. Esse hábito aumenta as chances de passar mal depois.
Leia também
- Hara Hachi Bu: aprenda a comer como os japoneses de Okinawa e se mantenha saudável
- 5 alimentos japoneses que não têm sabor (segundo muitos estrangeiros)
- 4 hábitos japoneses para incorporar na sua vida agora mesmo
Dicas
O primeiro cuidado é com a alimentação, considerando que o calor deixa o corpo humano mais fadigado, dê preferência para alimentos de fácil digestão.
As frutas são as mais indicadas, tanto para evitar a desidratação, como para repor minerais perdidos. As mais indicadas para o verão japonês são:
Melancia: vitaminas C, B1, B2, B3, B6, magnésio, potássio, cobre e outros ácidos.
Banana: rica em fibras, potássio, vitaminas C, B1, B2, B6. A fruta também apresenta boa quantidade de cobre, magnésio, cálcio, ferro e outros.
Pêssego: rica em vitamina C e provitamina A, o pêssego é fonte de potássio, ferro, fósforo, zinco, cálcio e magnésio.
Limão: fonte de vitamina C, complexo B e sais minerais.
Manga: um dos melhores alimentos para climas quentes, é rica em carboidratos, fibra, diversos minerais além das vitaminas A, B, C E e K.
Laranja: fonte de vitamina C, A, complexo B e sais minerais.
Cuidados
Parece ser difícil, mas médicos recomendam evitar beber líquidos muito gelados durante dias muito quentes. A recomendação é beber tudo em temperatura ambiente para não sobrecarregar o organismo e irritar o estômago.
Evite consumir álcool e cafeína ou qualquer estimulante durante essa época do ano.
Pratique atividade física. Esse cuidado pode soar um aburdo se você já vivenciou o verão japonês, mas praticar exercícios pode ajudar o corpo a lidar com a fadiga. A indicação é fazer atividades leves em piscina.
Use roupas fáceis de tirar e colocar e nunca passe frio dentro dos ambientes, por isso tenha sempre um casaco leve. O choque térmico pode ser muito prejudicial ao corpo.
Tem mais alguma dica para combater o Natsubate? Deixe nos comentários.