É esquecido ao extremo? Poka-yoke e nunca mais tenha esse problema

Você é daqueles que sempre esquece onde coloca as chaves ou nunca volta com um guarda-chuva para casa? Saiba que você não está sozinho/a e até existe uma técnica japonesa chamada Poka-yoke, que promete ajudar a nunca mais esquecer nada.

Essa expressão ficou popular graças ao engenheiro Shigeo Shingo nos anos 60. Ele usava poka-yoke para assegurar que seus funcionários não cometessem erros na linha de produção da Toyota.

Afinal, um erro despercebido poderia estragar uma linha de produção inteira, causando prejuízos. Por isso, nos dias de hoje é adotado na maioria das empresas, indústrias e usada na vida pessoal também.

Poka-yoke

Para aplicar a técnica na sua vida, você deverá ser atento para fazer as ligações que podem te prevenir de esquecer algo. Deve ser estimulada até fazer parte de seu cotidiano e pensamentos.

O primeiro passo é a detecção, você já sabe qual problema resolver para poder prevenir.

Por exemplo, faz semanas que você precisa colocar uma encomenda nos correios, mas vive esquecendo. O jeito poka-yoke será colocar o pacote junto com as chaves do carro ou da sua carteira.

Leia também

Kakeibo: aprenda a economizar dinheiro no estilo japonês

3 dicas para economizar com transporte no Japão

Hara Hachi Bu: aprenda a comer como os japoneses de Okinawa e se mantenha saudável

Se você esquece a carteira, pode colocar ela junto com os seus sapatos. É o trabalho com a prevenção com simples atos. Se arrependeu de enviar um e-mail? Da próxima vez seja poka-yoke e habilite o cancelamento de envio nas configurações.

Para não esquecer a bateria da sua câmera, deixe o compartimento aberto para lembrar de pegar ao sair. Deixe documentos que você precise analisar em cima cadeira antes de ir embora. Quando chegar pela manhã, a primeira coisa a fazer será tirar os papeis, sentar e ler.

Apesar dos exemplos darem certo com a maioria, pode ser que um poka-yoke não funcione com você, afinal, reagimos de diferentes formas. Por isso, é preciso praticar.

Gostou do artigo? Compartilhe!

Poka-yoke

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link