Enfermeira do Japão ensina uma forma simples de identificar o risco de desidratação

Esse exame simples e rápido pode indicar se é hora de procurar por sombra e água fresca para evitar uma desidratação. Saiba como?

Leia também:

Atenção à desidratação

O verão no Japão é quase sempre quente, mas este ano parece que atingiu um outro nível. Por isso, o assunto tem se mantido no topo do Twitter japonês.

E nestas condições climáticas, a ameaça de uma insolação é algo que pode acontecer facilmente. Principalmente, se você estiver de férias pelo país e não estiver acostumado ao clima.

O problema é que os sinais de desidratação podem passar sem você se dar conta, por estar na empolgação de sua viagem ao Japão.

Por isso, com frequência, quando os sintomas se tornam sérios, eles representam um risco significativo para a saúde. Então, mantenha-se seguro com esta dica fácil.

Como identificar

Para evitar que você passe um dia todo se recuperando em um quarto de hotel (ou de hospital), a usuária japonesa do Twitter @snow_belltree ensina uma auto-verificação incrivelmente simples e que leva apenas alguns segundos para alertá-lo se você está sofrendo de desidratação.

Tudo o que você precisa fazer é:

1. Belisque levemente a pele das costas da mão.
2. Solte.
3. Conte quanto tempo leva para a pele comprimida retornar à sua aparência normal.

É só isso. De acordo com @snow_belltree, a elasticidade da pele é um bom indicador sobre o seu nível de hidratação. E, se levar mais de dois segundos para se recuperar, é um sinal de que seu corpo está secando. Portanto, você deve sair do sol e se reidratar o mais rápido possível.

Fique atento (a)

Como exemplo, de como a desidratação pode surpreender as pessoas, @snow_belltree diz que a enfermeira-chefe de seu hospital realizou recentemente verificações nos funcionários da instalação.

A surpresa foi que, como profissionais médicos, esperava-se que estivessem especialmente atentos às suas próprias necessidades de manterem-se hidratados nos períodos de calor intenso.

No entanto, três funcionários falharam no teste de beliscão da pele, incluindo uma enfermeira e o diretor do hospital.

E ainda, @snow_belltree nos lembra que este é apenas um dos possíveis sintomas de desidratação. E que mesmo que a sua pele volte ao normal em menos de dois segundos, ainda há uma chance de você ficar desidratado.

Então escute seu corpo, principalmente se ele está lhe pedindo por líquidos e sombra. Essas serão sempre as coisas mais importantes a fazer.

Fontes: Twitter/@snow_belltree / Jin

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link