Fatos sobre as bombas de Hiroshima e Nagasaki

A Segunda Grande Guerra é um dos assuntos mais discutidos nos últimos anos, é muito comum encontrar revistas falando sobre o tema, que ainda é recorrente dentro de diversos países e sociedades.

Por isso, abordaremos curiosidades sobre um dos piores episódios da humanidade, o ataque nuclear contra as cidades de Hiroshima e Nagasaki.

Críticas

O ataque americano ainda é alvo de fortes críticas, afinal, o bombardeio do ponto de vista militar foi absolutamente desnecessário.

Chama da paz

chama da paz Japão
Créditos: reprodução

A chama da tocha de paz localizada em Hiroshima queima desde 1964, em homenagem a todas as vítimas. Ela apenas será apagada quando todas as bombas nucleares forem retiradas e o mundo estiver livre de ameaças de guerra.

A tocha pode ser vista no endereço Nakajima-cho, Naka-ku, Hiroshima.

Recado para a URSS

Existem historiadores e estudiosos que afirmam que as bombas Little Boy, lançada em Hiroshima às 08hs15min em 06 de agosto e a Fat Man, lançada em Nagasaki às 11hs01min em 09 de agosto, foram uma propaganda de guerra dirigida aos russos.

Com o pretexto de acelerar a rendição japonesa, duas armas diferentes foram testadas em campo para intimidar a URSS no pré guerra fria.

Tsutomo Yamaguchi

Tsutomu Yamaguchi
Créditos: reprodução

Yamaguchi é um sobrevivente duplo da bomba atômica. Ele escapou do ataque em Hiroshima e pegou um trem para o seu trabalho em Nagasaki, onde ocorreu a segunda explosão.

Hibakusha

Hibakusha
Créditos: reprodução

Os sobreviventes são chamados de Hibakusha no Japão. Após os ataques, essas pessoas enfrentaram muito preconceito. Até hoje, existe um estigma com os sobreviventes.

Por causa da radiação, as pessoas ficavam com medo de se aproximar e pegar doenças. Com isso, ninguém conseguiu recuperar sua vida antiga ou ter um rotina normal dentro da sociedade japonesa.

Não conseguiam empregos, eram rejeitados por suas famílias e sem chances de casar e ter filhos, muitos viviam escondidos.

Nagasaki Japão 1945

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link