Alga Marimo possui relógio biológico e surpreende pesquisadores

A alga Marimo é encontrada em lagos da Escócia, Ukrânia e Japão. De formato arredondado, ela possui um relógio biológico, que a faz flutuar durante o dia e afundar durante a noite.

Marimo

Alga marimo

É uma espécie protegida e considerada tesouro nacional. Esse tipo nasce no fundo de lagos e em grandes colônias. A alga em formato de orbe pode chegar a ter 30 cm de diâmetro.

Além disso, é envolto de mistérios. Apenas recentemente, através de um estudo divulgado pela Universidade de Bristol, Inglaterra, descobriu-se que o que as leva subirem e descerem.

Marimo possui uma espécie de relógio biológico e regula sua fotossíntese. No processo libera bolhas de oxigênio, que as faz flutuar para receber os raios solares.

Os pesquisadores colocaram as algas em tubos com componentes químicos para impedir a fotossíntese. Nesses, o Marimo não flutuou.

Leia também

Algas marinhas: variedades e benefícios

Japoneses se apaixonam por suculentas “kawaii” que crescem como coelhos fazendo sinal de paz e amor

Zodíaco japonês: 2018 é o ano do Inu (Cão)

Para descobrir se os raios solares ativavam esse processo. eles criaram um ambiente controlado, simulando o dia e a noite. As luzes eram acesas e apagadas a cada 12 horas.

Ao final do experimento, chegaram a conclusão que a alga realmente possui um relógio biológico. Quando os cientistas estimularam o marimo com luz forte e brilhante (artificial), eles calcularam que a espécie realizava a fotossíntese com mais eficiência pela manhã. Portanto, ela conseguia identificar se estava realmente de dia ou não.

Quem deu o nome Marimo para essa alga foi o botanista Takuya Kawakami, que a descobriu no lago Akan de Hokkaido. Aparentemente, ela é rara e apenas as condições do lago Akan permitem sua reprodução e existência.

Apesar de ser uma espécie protegida no Japão, é possível encontrar o marimo como pet em aquários. O proibido é pegá-las diretamente do lago.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa Newsletter e receba conteúdos do Japão.

Marimo

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link