Mercado de peixe Tsukiji muda regras para os turistas que visitam o leilão de atum

O famoso mercado de peixes Tsukiji, não aceitará mais que turistas acompanhem o famoso e disputado leilão de atum. Porém, não se preocupe. Será apenas por tempo determinado e até que eles mudem de local.

A mudança estava prevista desde 2016, porém descobriu-se que o solo estava contaminado em Toyosu, Tokyo. Agora, parece estar tudo em ordem e eles mudarão para um espaço maior e confortável em outubro de 2018.

Tsukiji

O mercado de peixe Tsukiji foi inaugurado em 1935, é considerado o maior do mundo. Recebe todos os dias mais de 2 mil toneladas de peixe, frutos do mar, flores, especiarias, alimentos, frutas e vegetais frescos.

Além disso, o visitante poderá encontrar restaurantes e outros comércios com os mais variados tipos de produtos para cozinha.

Leilão de atum

Os preços atraentes estão por todos os lados, então o Mercado Tsukiji é a Meca dos proprietários de restaurantes de todo o Japão e até mesmo de grandes chefs do mundo. Por isso, o leilão de atum é tão disputado.

Para conseguir ver, será preciso chegar de madrugada, pois ele começa entre 3hs30min e 6hs para os comerciantes e compradores.

As audições assistidas começam a partir das 5hs e vão até às 6hs10min. Recomenda-se chegar cedo e o espaço antigo suportava apenas dois turnos de 60 pessoas.

Proibições

Não são muitas as restrições para entrar e nenhuma delas é absurda. Porém, existem algumas regras. Saltos altos, sandálias e sapatos abertos não são permitidos. Assim como beber, comer ou tocar nos peixes.

É permitido tirar fotos e filmar, mas é proibido usar o flashe. Lembre-se de levar um casaco, pois o local é refrigerado para conservar os peixes.

Dicas

Assim como em muitos lugares do Japão, leve dinheiro se quiser comprar algo, pois nem todos os comércios aceitam cartões de crédito.

Existem duas áreas no Tsukiji, uma externa conhecida como Jogai. Ela é a mais movimentada do mercado. Por lá, o visitante encontrará diversos produtos no varejo, desde chás, nori, kombu, katsuobushi opções de ramen, sushi, frutas, frutos do mar, vegetais e outros. Recomendamos provar a comida de rua deliciosa do local!

Já na parte interna, o Jonai, estão os comerciantes atacadistas que atendem os profissionais da gastronomia. Você encontrará peixes frescos e uma variedade impressionante, mais de 480 tipos.

Endereço: 5 Chome-2-1 Tsukiji, Chūō, Tokyo 104-0045, Japão. A entrada é gratuita.

Para mais informações, visite o site oficial do mercado Tsukiji.

Portanto, se estiver de passagem pelo Japão durante este período, lembre-se que os leilões não receberão turistas até outubro.

leilão de atum no mercado tsukiji
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link