A pequena cidade de Omihachiman fica na província de Shiga e conta com uma população de aproximadamente 80 mil habitantes. Uma visita é como voltar ao passado do Japão.
Originalmente, Omi Hachiman foi um castelo construído no século XVI sob a supervisão do sobrinho do grande shogun Toyotomi Hideyoshi, Toyotomi Hidetsugu.
A pequena cidade foi uma importante rota de comercial. Através dela, pessoas e bens de consumo passavam por seus canais até as proximidades de Kyoto.
Apesar da cidade ter sido construída em 1585, o santuário shinto mais antigo da região de Omihachiman tem cerca de dois mil anos e é dedicado ao kami da guerra, Hachiman-shin ou Yawata no Kami.
Yawata no Kami
Hachiman-bori
É possível fazer um passeio de barco pelo canal Hachiman-bori e observar a beleza da arquitetura e paisagem do local.
Com quase cinco quilômetros de extensão, na época da primavera e do outuno, o cenário fica especial e mais lindo. O rio corta Omihachiman e termina no lago Biwa.
Shin-Machi Dori
A rua Shin-Machi Dori preserva a arquitetura e as casas originais da época dos mercantes do período Edo. A atmosfera é de um Japão preservado e a rua já abrigou a família abastada Nishikawa.
Templo Chomeiji
Para chegar no templo é preciso caminhar cerca de vinte minutos e enfrentar uma escada com 800 degraus. O trajeto pode ser feito de carro e vale a pena o esforço. O templo é aberto aos visitantes e a vista para o lago Biwa é sensacional.
Se você ficou interessado na cultura do local, pode visitar o museu da cidade e entender a história e folclore de Omihachiman.
Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa Newsletter e receba conteúdo do Japão.
Hachiman é comumente associado ao kami da guerra por muitas pessoas, porém, tecnicamente ele é o kami do arco e da flecha protetor dos guerreiros.
De acordo com o Shinto, originalmente Hachiman era a divindade associada a agricultura. Sua transição para um kami marcial pode ser explicada pelo conceito de deidade responsável pelo bem-estar da população.