Existem muitos relatos de pessoas vegetarianas que acabam rendidas a comer apenas onigiri e tofu em sua viagem. Afinal, quase toda a culinária japonesa possui base de peixe ou carne de porco. Por isso, é um pouco trabalhoso saber onde encontrar comida vegetariana no Japão, mas não é tarefa impossível.
Primeiro, saiba que se você tiver restrições com alimentos de origem animal, poderá sim alimentar-se de maneira deliciosa.
Dicas
Fique atento aos caldos feitos com dashi (peixe), ele está em quase tudo, desde o missô, até a massa do okonomiyaki. Os caldos de ramen também são a base de carne de porco, meio impossível achar um restaurante que não faça isso.
A alternativa é achar um restaurante que faça o dashi a base de vegetais, assim o missô poderá entrar no seu cardápio, assim como o ramen.
Antes de conhecer os restaurantes vegetarianos, conheça algumas opções que podem entrar no seu cardápio em sua viagem ao Japão.
Okonomiyaki
O okonomiyaki é a panqueca frita japonesa. A receita varia de região para região, mas basicamente o okonomiyaki é feito com carne de porco, ovo, repolho, moyashi e uma massa feita com caldo de dashi (peixe) e katsuoboshi (lascas de peixe).
A opção vegetariana é comum em restaurantes especializados apenas, já que mesmo se pedir para tirar a carne, a massa levará dashi (caldo de peixe) em sua receita. Porém, vale a pena ir em um restaurante vegetariano e pedir esse prato típico japonês.
Tempura
Os vegetais empanados em farinha panko e fritos são uma opção no Japão. Serve como acompanhamento perfeitamente.
Korokke
O korokke é um bolinho de batata frito delicioso. A receita original leva carne moída, mas existe a opção com recheio de abóbora (kabocha).
Mochi
Pode experimentar os famosos doces japoneses sem medo. O recheio costuma ser de feijão azuki ou de frutas da época.
Tem a opção salgada também que é uma delícia e vale provar pelo menos uma vez. O mochi frito ou grelhado acompanha um molho especial de shoyu.
Nasu
Nasu é a beringela japonesa, que é servida temperada com missô.
Tsukemono
É o picles japonês servido como acompanhamento. Cenoura, pepino e rabanete são o mais comuns e ficam ótimos no arroz branco.
Edamame
As ervilhas são cozidas no estilo japonês e indicados para petiscar e beber com cerveja nos izakayas.
Moyashi
Os brotos de feijão regados com shoyu ficam uma delícia.
Oyaki
Especialidade da prefeitura de Nagano, parece um pão de batata e a opção com recheio de abóbora é bem recomendada.
Inarizushi
Esse sushi de arroz com capa de tofu frito vale a pena, você poderá achá-lo nas konbinis facilmente.
Tamagoyaki
Quem não for ovolactogetariano deve fugir dessa opção, se puder consumir não se arrependerá. A omelete japonesa é tradicional e pode acompanhar o arroz branco.
Leia também
- Dicas aos viajantes vegetarianos e veganos que estão indo ao Japão
- Quanto custa uma viagem de turismo ao Japão
- O que é permitido levar na bagagem em sua viagem ao Japão
Restaurante vegetariano
T’s Tantan
Considerado um dos mais saborosos restaurantes veganos da capital japonesa, o T’s Tantan fica localizado próximo a estação de Tokyo e atende das 11hs às 22hs.
Endereço: 1-Chome-9-1 , Marunochi, Chiyoda, Tóquio.
Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa Newsletter e receba conteúdos do Japão.