Geralmente na natureza, quanto mais colorido e bonito for um ser, mais perigoso ele deverá ser. Nas praias do Japão, o ouriço-do-mar mais venenoso é belo e mortal. Seu nome científico é Toxopneustes Pileolus ou ouriço da flor.
Ouriço-flor do Japão
A tradução do nome em latim significa “respirar veneno”, é um nome que faz jus a criatura. Esse ouriço é encontrado no oceano Pacífico Indo-Ocidental e causa muitas vítimas todos os anos devido a sua toxina extremamente potente.
Além disso, nas praias japonesas, os banhistas geralmente pisam ou acidentalmente colocam a mão sobre ele. A dor é tão intensa e a maioria das mortes acontece por afogamento.
O veneno do ouriço-flor é uma neurotoxina que causa um estado de choque, além disso, outro efeito é a dificuldade respiratória. Por isso, muitas morrem afogadas quando têm esse desagradável e fatal encontro.
Leia também
- Os oito insetos do Japão mais assustadores
- Aconteceu no Japão: homem dá golpes de karatê e sobrevive a ataque de urso preto
- Muito além do salmão e atum! Conheça os variados e deliciosos peixes e frutos do mar consumidos no Japão
A neurotoxina Contractin A causará os espamos musculares e a peditoxin causa efeitos mais devastadores que podem levar ao óbito, como choque anafilático e convulsões.
Quanto maior, mais terá veneno e será preciso apenas um pequeno contato para o ouriço-flor injetar seu veneno. Ainda sim, tem gente que sai vivo do encontro com o ouriço-flor. Porém, poderá haver sequelas.
Quem sobrevive pode sentir dor, coceira e queimação intensa por semanas, meses ou até mesmo anos após o tratamento ter sido concluído.
Além dos espinhos, o ouriço-flor é coberto por pinças que mordem a carne e injetam veneno em suas presas. Então, mesmo sem tocar nos espinhos, as pedicelárias (presas) podem se mover e atacar.
Esse ouriço-do-mar possui a capacidade de se camuflar aumentando o número de acidentes. Ele consegue segurar com suas presas folhas e pequenas pedras.
É um perigo real e pode ser encontrado no Japão, por isso procure sempre se informar nas praias que visitará.
Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa Newsletter e receba conteúdos do Japão.