Masao, 108 anos e Miyako Matsumoto, de 100 anos, estão juntos há 80 anos e quebraram um recorde no Japão pelo Guinness World Records. Ela é a esposa com idade agregada viva mais velha do Japão, graças ao casamento e ao seu marido.
É muito bonito ver um casal juntos muito tempo. Isso nos lembra que em uma era de relacionamentos rápidos e frágeis, ainda existe gente tentando.
E esse é o caso dos dois, que nos ensinam o segredo de seu casamento duradouro: paciência.
Masao e Miyako
Misao e Miyako Matsumoto contam 208 anos, se somarmos suas idades, além disso são casados desde 1937. Miyako contou aos risos a Reuters que estava muito feliz em receber o reconhecimento.
Disse ainda, que foi graças a sua paciência, eles terem chegado tão longe juntos. Os dois nasceram em Oita e passaram dificuldades para casar. Masao lutava para trabalhar e pagar a dívida de seus irmãos e estava sempre longe.
Além disso, o país passava por dificuldades e os cidadão pereciam as consequências da guerra. Até o fim da Segunda Guerra, Masao foi convocado três vezes e teve que deixar Miyako e suas duas filhas.
Ela já estava preparada para ficar viúva, mas felizmente Masao voltou para casa em 1946 e juntos tiveram mais três filhas. Atualmente Masao e Miyako têm uma grande família, com treze netos e vinte cinco bisnetos.
Com cada vez mais centenários, o Japão bateu outro recorde e o número de pessoas com mais de 90 anos atingiu 2 milhões em 2017. Além disso, a expectativa de vida é de 84 anos, uma das mais altas do mundo.
Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa Newsletter.
Leia também
Homem mais velho do mundo comemora seu aniversário após o reconhecimento do Guinness World Records
Conheça a linda amizade entre a Obachan Misao e seu gato Fukumaru no Japão
Ikigai: o segredo para viver 100 anos ou mais