“O lugar onde Totoro nasceu”: novo livro do Studio Ghibli

Akemi Miyazaki sai da sombra do marido para nos mostrar o local do mundo real onde nasceu Totoro, em novo livro do Studio Ghibli. Confira!

Leia também:

Novo livro do Studio Ghibli

O aclamado diretor do Studio Ghibli, Hayao Miyazaki, recebe muita atenção de fãs do mundo todo por seus filmes de animação. No entanto, em cada filme que ele faz há uma equipe de criativos para ajudá-lo a alcançar sua visão. Mas, quem está ao seu lado há mais tempo é sua esposa, Akemi Miyazaki.

O que algumas pessoas talvez não saibam é que Akemi é uma talentosa animadora. Sendo que conheceu seu marido quando ambos estavam trabalhando no longa de animação “Gulliver’s Travels Beyond the Moon”, em1965.

Depois de trabalhar em dois dos filmes do Ghibli com o marido, “Nausicaä of the Valley of the Wind” e “My Neighbour Totoro”, Akemi escolheu se retirar do mundo da animação para criar os dois filhos do casal.

Agora, em seus 77 anos está sendo reconhecida por sua criatividade e conhecimento, e credita o novo livro do Studio Ghibli com seus esboços.

Totoro no Umareta Tokoro

O novo livro leva o título “Totoro no Umareta Tokoro”, que significa “O Lugar Onde Nasceu Totoro”. E Akemi faz parte, atualmente, do Conselho de Curadores da Fundação Totoro no Furusato. Que trabalha, portanto, para preservar o habitat natural e os bens culturais de Sayama Hills na Prefeitura de Saitama, perto da cidade de Tokorozawa, onde ela e seu marido vivem.

Sayama Hills, também conhecida como a “Floresta do Totoro”. Pois é o lendário local de nascimento de Totoro. E onde Miyazaki criou para seu personagem morar em “My Neighbor Totoro”. Então, o livro mostra a área com foco na natureza e as mudanças das estações.

Mais de 40 das 80 páginas do livro são dedicadas aos esboços da natureza de Akemi e sua atenção aos detalhes é verdadeiramente impressionante. Seus desenhos ilustram o crescimento de plantas como a Ardisia japonica, comumente conhecida como “marlberry” (acima) e o tapete de folhas caídas do inverno. Também, com informações sobre de onde as àrvores vieram.

O produtor do Ghibli, Toshio Suzuki também dá um passeio por Hachikokuyama, uma área perto de Sayama Hills que inspirou partes de My Neighbor Totoro.

Com a câmera na mão, Suzuki nos apresenta alguns locais interessantes na área. Incluindo o Hospital Shin-yamanote, que serviu de modelo para o hospital onde a mãe de Mei e Satsuki ficou no filme.

Destaques

Uma das seções mais charmosas do livro, no entanto, é a seção de 20 páginas com ilustrações de Hayao Miyazaki. Nas quais ele mostra o desenvolvimento inicial dos agora famosos personagens do filme.

Abaixo, fotos de Totoro, Mei e Catbus tiradas em 1975, 13 anos antes do filme ser oficialmente lançado no Japão.

As imagens vêm acompanhadas de uma entrevista com Miyazaki, que fala sobre a profunda influência da região de Tokorozaw. Que deu origem portanto, a Totoro e ao elenco de encantadoras criaturas da floresta que aparecem no filme.

O “Totoro no Umareta Tokoro” está atualmente disponível na livraria do Museu Ghibli e revendedores, por 1.296 ienes (US$ 11,48). E apesar de serem escritas em japonês, as fotos agradam a todos, incluindo os que não falam japonês.

A partir de 12 de setembro, o livro será apresentado em uma exposição, por tempo limitado, no espaço da galeria do segundo andar dentro do Museu Ghibli. Assim, os visitantes do mundo todo podem ter um gostinho das belezas das quatro estações onde Totoro nasceu.

Fonte: SoraNews24 

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link