Reclamação de passageiros leva empresa japonesa de ônibus a proibir acenos entre motoristas

O aceno entre motoristas, com um breve movimento da mão, é reconhecido internacionalmente e acontece em países do mundo todo, incluindo o Japão. Saiba qual é a polêmica!

Leia também:

Acenos entre motoristas

Se você já andou de ônibus público no Japão, provavelmente, viu as pequenas trocas de acenos entre os motoristas quando passam uns pelos outros dirigindo.

Os acenos entre motoristas são reconhecidos internacionalmente e ocorrem em países do mundo todo. Incluindo o Japão.

Assim, com apenas um gesto rápido, os motoristas de ônibus exibem uma camaradagem silenciosa. E o gesto entre os motoristas de ônibus já é conhecido entre os passageiros.

A maioria dos passageiros curte a troca, mas nem todos. E por mais difícil que seja de acreditar, alguns discordam do que a maioria consideraria um gesto amigável e inofensivo.

Recentemente, um motorista de ônibus no Japão detalhou a queixa que levou à proibição da ação por sua empresa.

“Ao dirigir o ônibus, sobre motoristas da mesma empresa se acenarem.

Uma reclamação de um passageiro chegou ao escritório dizendo que, acenar enquanto dirige significa que você está dirigindo com uma mão, o que é perigoso e assustador.

Recebemos um aviso do escritório dizendo que todos os motoristas de ônibus estão proibidos de acenar.

A maioria dos motoristas de ônibus ignora o aviso e continua acenando.

Leva apenas um segundo, não fale besteira!”

Apesar do motorista levantar a mão por um ou dois segundos, o passageiro afirmou que isso o deixou sentindo que o motorista do ônibus o colocava em risco.

Motoristas unidos

Apesar da imagem estereotipada do povo japonês, que sempre respeita as regras não importa o que aconteça, parece que esses motoristas de ônibus se sentem muito fortes e unidos com seu gesto sagrado e, portanto, ignoraram a decisão da empresa.

Durante a onda de calor deste ano, houve outro motorista que teve que lidar com reclamações bobas quando teve a coragem de beber água enquanto estava no trabalho (não em movimento).

Mas felizmente, parece que os motoristas de ônibus japoneses estão se agarrando ao direito de beber água. Assim como ao direito de dar aos seus amigos um pequeno aceno enquanto passam.

Fonte: Grape

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link