Organizadores se oferecem para pagar aos voluntários das Olimpíadas 125 ienes 【US$ 1,13】 por hora e são criticados

Será que o equivalente a um refrigerante por uma hora será suficiente para reunir os 80.000 voluntários das Olimpíadas que o evento está buscando? Dá uma conferida!

Leia também:

Voluntários das Olimpíadas

Desde que Tokyo foi escolhida como sede das Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2020, pessoas em todo o Japão ficaram entusiasmadas com a perspectiva de assistir aos melhores atletas do mundo competirem em solo japonês. No entanto, o público mostrou menos entusiasmo sobre o voluntariado para os jogos.

Isso porque, primeiro, surgiram preocupações sobre as altas exigências que o Comitê Organizador Olímpico de Tokyo estava cobrando dos voluntários. E agora, mais recentemente, a questão é a perda de tempo e de finanças dos voluntários em potencial.

Então, na esperança de incentivar os estudantes a se voluntariarem, foram feitas algumas propostas. Como a mudança dos períodos de exames, para não se sobrepor aos Jogos, ou ainda, conceder créditos de cursos para as atividades voluntárias.

E por isso tudo, agora, o Comitê Organizador está dando também um pouco de incentivo monetário aos voluntários. Então, em 18 de setembro, aprovou um plano para pagar aos voluntários uma quantia fixa por dia.

Agora, os voluntários receberão 1.000 ienes (US$ 9) por dia, desde que trabalhem, por pelo menos, por um turno de oito horas (incluindo intervalos).

No entanto, isso não é um pagamento pelos serviços prestados. O valor destina-se a ser uma compensação para cobrir as despesas de transporte dos voluntários. Para levá-los aos locais onde trabalharão, uma vez que nenhum alojamento está sendo oferecido a eles.

Reações online

O comitê diz que 1.000 ienes por dia é o valor máximo que eles podem pagar aos voluntários das Olimpíadas, enquanto mantém suas restrições orçamentárias para os Jogos.

No entanto, com patrocinadores olímpicos que prometeram cerca de 400 bilhões de ienes, alguns críticos acreditam que o comitê pode fazer melhor do que pagar apenas 125 ienes por hora aos voluntários. E demonstraram, portanto, sua frustração online com comentários como:

“Merreca!”
“Então os membros do Comitê Organizador só ganham 1.000 ienes por dia também, certo?”
“1.000 ienes? Esse número não está faltando um zero?”
“É como se estivessem tirando sarro dos voluntários.”
“Existe alguma razão para eles não quererem pagar mais do que isso?”
“Se pagar voluntários mais de 1.000 ienes por dia vai arruinar seu orçamento, então não hospedem as Olimpíadas.”

Por outro lado, é claro que também poderia se argumentar que o voluntariado, por definição, é fazer algo sem qualquer compensação dada em troca. E por essa definição, é até generosidade do comitê cobrir os custos de transporte.

Uma vez que, 1.000 ienes é o suficiente para pagar a maioria das rotas de transporte de ida e volta, em um único dia, para voluntários que vivem na área de Tokyo.

De qualquer modo, está chegando o período das inscrições dos voluntários, em 26 de setembro. Daí sim, o comitê terá sua primeira chance real de avaliar se este valor será o suficiente para atrair os 80.000 voluntários que está buscando. Ou ainda, se precisá aumentar o valor da proposta. Aguardemos!

Fontes: Nihon Keizai Shimbun via SoraNews24

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link