Amigurumi: conheça e confira algumas técnicas de artesanato kawaii do Japão

Apaixonados pela cultura J-Pop e amantes do artesanato naturalmente conhecem o adorável artesanato kawaii do Japão: o Amigurumi.

Normalmente o pequeno objeto de crochê é uma representação em miniatura de personagens, animais e comida, porém sua aplicação não tem limites.

Amigurumi

 

Não é possível determinar exatamente como e onde o amigurumi surgiu no Japão. Porém, é possível que essa técnica exista antes do contato com as culturas ocidentais.

amigurumi

Além disso, mesmo que o crochê não tenha raízes históricas no Japão, já existia no país uma técnica similar com outras ferramentas e recursos. Por isso muitos consideram a arte 100% nipônica.

Popularidade

Foi na década de 70, início da subcultura pop kawaii no Japão que o acessório chibis ganhou notoriedade em todo o país.

Os mangás, animes e outras tendências kawaii também contribuíram para a popularidade dos acessórios feitos com a técnica amigurumi no estilo chibi. A cultura pop contribuiu muito para o fortalecimento econômico daquele período.

Já nos anos 2000 a técnica japonesa chegou nos Estados Unidos e deixou muitos artistas já apaixonados pela cultura e moda japonesas ainda mais encantados.


Leia também


Como fazer

O grande atrativo do crochê kawaii é a facilidade em criar. Mesmo um iniciante é capaz de fazer um amigurumi com um pouco de paciência e prática.

Como a internet está propagando muito rapidamente esses lindos enfeites, existem muitos vídeos e textos sobre o tema nas páginas de busca.

Confira agora a uma curta aula dividida em dois vídeos e aprenda como criar os seus próprios amigurumi.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link