Apaixonados pela cultura J-Pop e amantes do artesanato naturalmente conhecem o adorável artesanato kawaii do Japão: o Amigurumi.
Normalmente o pequeno objeto de crochê é uma representação em miniatura de personagens, animais e comida, porém sua aplicação não tem limites.
Amigurumi
Não é possível determinar exatamente como e onde o amigurumi surgiu no Japão. Porém, é possível que essa técnica exista antes do contato com as culturas ocidentais.
Além disso, mesmo que o crochê não tenha raízes históricas no Japão, já existia no país uma técnica similar com outras ferramentas e recursos. Por isso muitos consideram a arte 100% nipônica.
Popularidade
Foi na década de 70, início da subcultura pop kawaii no Japão que o acessório chibis ganhou notoriedade em todo o país.
Os mangás, animes e outras tendências kawaii também contribuíram para a popularidade dos acessórios feitos com a técnica amigurumi no estilo chibi. A cultura pop contribuiu muito para o fortalecimento econômico daquele período.
Já nos anos 2000 a técnica japonesa chegou nos Estados Unidos e deixou muitos artistas já apaixonados pela cultura e moda japonesas ainda mais encantados.
Leia também
- Omoshiroi Block: fãs de papelaria do Japão vão à loucura com estes blocos
- Aprenda a fazer a massa do tradicional bolo japonês Kasutera
- 8 tutoriais de origami de Pokémon para fazer
Como fazer
O grande atrativo do crochê kawaii é a facilidade em criar. Mesmo um iniciante é capaz de fazer um amigurumi com um pouco de paciência e prática.
Como a internet está propagando muito rapidamente esses lindos enfeites, existem muitos vídeos e textos sobre o tema nas páginas de busca.
Confira agora a uma curta aula dividida em dois vídeos e aprenda como criar os seus próprios amigurumi.