Descubra os padrões de tomada do Japão

Conhecer os padrões de tomada do Japão e informações mínimas sobre a rede elétrica serão essenciais em sua viagem.

Afinal, muitos viajantes são obrigados a comprar adaptadores para poder carregar os aparelhos eletrônicos ou até relatos de celulares queimados.

Voltagem

No Japão, o padrão bivolt é 100-240V, por isso é importante ter cuidado na hora de conectar algo na tomada.

Para não correr riscos desnecessários e ter um imprevisto financeiro durante a viagem, é importante saber exatamente qual tipo de adaptador levar ou comprar.

Da mesma forma, quem compra eletroeletrônicos no país deve ter a mesma preocupação ao levar um produto para casa.

Superaquecer o aparelho pode danificá-lo permanentemente. Por isso, cuidado. A tomada 100V funciona bem em aparelhos brasileiros 110V, pois a maioria comporta uma diferença entre 10 a 20%.

Adaptadores

O padrão das tomadas é conhecido como JIS-C 8303 e tem duas variações. O tipo A é o padrão de tomada antigo do Brasil. Com pinos achatados e duplos.

tomada no Japão

O tipo B possui um terceiro pino de formato cilíndrico. Veja na imagem abaixo.

tomada tipo B no Japão

Portanto, se for para o Japão deve levar adaptadores para as tomadas de lá. Afinal, desde 2011, o padrão adotado no Brasil é o chamado IEC 60906-1.

Se esquecer o seu não se preocupe, eles podem ser encontrados nos aeroportos e lojas de conveniência. Assim como os adaptadores de voltagem.

Frequência

A frequência é entre 50 HZ e 60HZ diferentes entre regiões. Na de Kanto, Tohoku e Hokkaido funciona 50 HZ. O resto (Kansai) opera em 60 HZ.

Eletroeletrônicos

Há outros dispositivos eletrônicos fabricados no Japão com diferentes padrões. É possível que uma televisão, por exemplo, não funcione corretamente em outros países.

O padrão de Broadcast é o sistema NTSC, já no Brasil é o o PALM. Em alguns países da Ásia, África e Europa central, o SECAM é utilizado.

Isso significa que a imagem ou o som não corresponderá ao que uma emissora transmite para a população. Por isso é sempre bom ter cautela na hora de comprar qualquer coisa que receba sinal ou energia.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa Newsletter.

Fontes: JNTO

tipos de tomadas do Japão

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link