Estrela pop da Coreia usa camiseta comemorativa do bombardeio atômico de Hiroshima e atrai críticas no Japão

Um dos integrantes da banda pop BTS da Coreia, de grande sucesso, recebeu inúmeras críticas de japoneses e mesmo de coreanos por sua camiseta comemorativa. Saiba mais!

Leia também:

BTS

A boyband de sete integrantes, BTS, se tornou uma das bandas mais populares de K-pop da atualidade. E aliás, alcançou um incrível sucesso tanto na Coreia quanto no exterior.

Recentemente, em 14 de outubro, a BTS, também chamada de “Bangtan Boys”, realizou um concerto em Paris. Nele, portanto, a banda se apresentou não apenas para os fãs franceses, mas também para o presidente sul-coreano Moon Jae-in, que estava presente e posou para fotos com a banda.

Camiseta comemorativa

No entanto, uma foto do membro do BTS, Jimin, chamou a atenção dos internautas japoneses por um motivo diferente.

Nela, o agora Jimin, de 23 anos (cujo nome de nascimento é Park Ji-min), está usando uma camiseta de manga comprida com as palavras “Patriotismo, nossa história de libertação da Coreia” impressas algumas dúzias de vezes nas costas.

A foto é registrada como tendo sido tirada no dia 15 de agosto, Dia Nacional da Libertação da Coreia. E este dia coincide com a rendição do Japão que encerrou a Segunda Guerra Mundial. Além também de por fim ao status da Coreia como colônia imperial japonesa, o que torna oportuna a mensagem escrita na camiseta.

No entanto, o que alguns japoneses criticaram é a imagem na parte superior direita da camiseta de Jimin, que não foi tirada em 15 de agosto, mas sim em 6 de agosto. Especificamente em 6 de agosto de 1945. Ela mostra a nuvem de cogumelo da bomba atômica que foi lançada pelos militares dos EUA em Hiroshima.

E que resultou em pelo menos 70.000 mortes de civis. Além de algumas estimativas de perda de vida não-combatente, chegando, portanto, em mais de 120.000 mortes.

Lamentável

Parece que, celebridades na Ásia que vestem camisetas com texto em inglês e que, aparentemente, não o entendem já ocorreram outras vezes.

Mas o momento para a escolha do figurino de Jimin, assim como a imagem inconfundível de uma bomba nuclear detonando, atraiu críticas de comentaristas online, do Japão e até mesmo de alguns na Coreia.

E de acordo com o portal de notícias Record China, enquanto alguns comentaristas coreanos têm apoiado Jimin e sua camiseta, outros expressaram desapontamento com o que consideram insensibilidade. Principalmente, por tratar-se de um dos artistas de seu país que está em um palco cada vez mais global.

Fontes: ToychanLivedoor News/Record ChinaTwitter/@murrhauserBillboard via SoraNews24
Imagem em destaque: Twitter/@murrhauser

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link