Japão pode estar perdendo sua “Coroa da Expectativa de Vida Mundial” para outro país

Estudos recentes mostram que o Japão pode estar perdendo sua coroa de maior expectativa de vida mundial para outro país. Saiba o porquê dessa ameça!

Leia também:

Expectativa de vida mundial

Durante anos, o Japão domina a tabela classificatória da expectativa de vida mundial. A tendência desencadeou uma série de pesquisas sobre as razões por trás disso. Principalmente, para que outras pessoas e países pudessem também atingir essa longevidade para si mesmos.

De acordo com o jornal The Independent, um estudo de 2016 constatou que essa longevidade se deve em grande parte à dieta japonesa. Os japoneses têm uma dieta rica em certos carboidratos, vegetais e frutas. Além do peixe e da carne.

Esses alimentos, portanto, contribuem para uma dieta pobre em gorduras saturadas e alimentos processados. E ainda, é rica em carboidratos, obtidos do arroz e dos vegetais.

Outras razões levantadas pelos estudos sobre o assunto inclui uma cultura consciente da higiene. Além de um serviço de saúde acessível e o estilo de vida ativo dos japoneses mais velhos. Pois eles, frequentemente, continuam trabalhando após a idade de aposentadoria.

No entanto, de acordo com um artigo publicado ontem pelo jornal The Guardian, o Japão poderia estar prestes a perder sua coroa para outro país.

Se as tendências atuais continuarem, em 2040, a Espanha estará no topo das tabelas de classificação, quebrando a sequência do Japão.

A expectativa média na Espanha está prevista para se tornar 85,8 anos, com o Japão ficando para trás por apenas 0,1 ano.

De acordo com o artigo, a resposta reside mais uma vez no que a população come. Pois os espanhóis colhem os benefícios da famosa dieta mediterrânea e estão reduzindo o consumo de álcool.

Então, a previsão é a de que o Japão caia do número 1 para um segundo lugar, também, ainda muito respeitável.

Os principais dados indicam que no Japão as taxas de obesidade aumentaram para homens, mas não para mulheres. Outro fator é o hábito de fumar, ainda bastante presente no país.

Fontes: The Independent / The Guardian / Grape

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link