Mieko Kawakami é escritora japonesa premiada e vale a pena conhecer

Mieko Kawakami, 42 anos já ganhou os principais prêmios literários importantes do Japão, entre eles o Akutagawa, Murasaki Shikibu e Tanizaki. Inclusive era favorita a ganhar o prêmio Nobel de literatura 2018.

De Osaka, Kawakami iniciou sua carreira como cantora em 2002 e chegou a lançar três álbuns.

Começou escrevendo poemas e contos em revistas, mas foi em 2007, quando ganhou um prêmio de jovem escritora Tsubouchi Shoyo pelo seu trabalho em My Ego Ratio, My Teeth, and the World, ganhou a atenção de críticos importantes.

Considerada uma das melhores, sua escrita é inovadora por conseguir abordar o universo feminino de maneira completa e sensível.

Breasts and Eggs – Chichi to Ran

Breats and Eggs foi lançado em 2008 e foi premiado pelo Akutagawa. O livro narra a vida de uma hostess chamada Makiko de Osaka. Ela tem uma filha adolescente em crise, além de ter que enfrentar seus próprios dilemas.

Divorciada, trabalhar como hostess foi a solução para poder criar sua filha. A protagonista decide que um implante de silicone nos seios irá resolver seus problemas. Por isso, vai para Tóquio ficar na casa de seu irmã mais nova.

Em Tóquio, acontecimentos inesperados e a esperança de poder se reconectar com sua filha fazem Makiko enfrentar seus dilemas não resolvidos no passado.

Leia também

Ms Ice Sandwich

Lançado em novembro de 2017, o livrinho de apenas 96 páginas é narrado por um jovem personagem sem nome.  Ele se apaixona por uma garota que trabalha em uma lanchonete.

Porém, têm problemas em casa, uma mãe distraída que adora contar vantagens e sua avó está prestes a falecer. Um colega de sua classe chamado Tutti é empático ao sofrimento de seu amigo.

Apesar dos problemas, Ms Ice Sandwich é um romance engraçado e divertido. Embora seja apenas um conto, há uma mensagem muito bonita dentro da história: a importância de dizer adeus.

Kawakami teve suas obras publicadas em frânces, chines, coreano, inglês e espanhol. Também escrevia em um blog sobre o universo feminino, por isso, é referência no assunto entre diferentes públicos.

Criada em uma sociedade patricarcal, Kawakami teve que enfrentar um casamento turbulento de seis anos com um marido que não a ajudava a criar sua filha. Sua infância foi pobre em Osaka e seu relacionamento com seu pai não era dos melhores.

Por isso, ser mulher em uma área dominada por homens no Japão é um triunfo para a escritora e sua luta por igualdade de direitos.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa Newsletter.

Mieko Kawakami

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link